.Ao pesquisar o lucro sobre a venda de um determinado produto descobriu-se que ele respeita uma função quadrática L = -250 + 120 x – x². Onde x é o preço do produto em questão. Qual é o lucro máximo que esse produto pode gerar? *
Respostas
Resposta:
Lucro máximo L(x): R$3350,00.
Explicação passo-a-passo:
Para encontrar o lucro máximo que pode ser gerado, podemos interpretar o gráfico da função quadrática e descobrir qual é o valor máximo que L pode atingir.
No caso de uma função quadrática (parábola), temos que seu ponto máximo ou mínimo é dado pelo vértice ("ponto mais alto ou mais baixo do gráfico"; nesse caso, como queremos o lucro máximo vamos encontrar o valor do "ponto mais alto"). O valor da coordenada y do vértice é dado pela fórmula:
Onde é o valor de "delta" (da fórmula de Bhaskara: Δ = ) e é o valor do coeficiente
Note que não vamos usar a fórmula para encontrar a coordenada do vértice da parábola, pois com ela encontraríamos o valor de x que resulta no valor máximo de y, ou seja, acharíamos o preço do produto (x) que resultaria no lucro máximo (y ou L) e não o lucro máximo em si, que é o que a questão pede.
No nosso caso, temos:
Onde:
Agora já temos o , então vamos calcular Δ (delta):
Δ
Δ
Δ
Com isso, usando a fórmula:
Logo, temos que o lucro máximo que o produto pode gerar é de R$3350,00.
**Note que usei y ou y(x), mas é a mesma coisa que L(x) ou L, que é o lucro máximo (vértice da parábola) que procuramos. É como se apenas trocássemos as letras da equação:
⇔
Veja o vértice (ponto mais alto) no gráfico abaixo referente ao L(x).
Anexei uma imagem extra que pode ajudar a enxergar o do vértice e o do vértice.
Valeu!