Uma dieta balanceada também deve levar em consideração a quantidade de sais minerais ingeridos diariamente. A falta dessas substâncias pode desencadear sérios problemas. Explique qual a função de cada um dos sais minerais a seguir: Ferro, Magnésio Iodo Fosforo e Cálcio.
Respostas
→ Ferro: Por ser o componente principal da hemoglobina, esse sal mineral está relacionado com o transporte de oxigênio no nosso corpo. Encontrado em alimentos como fígado, rim, coração, gema de ovo, vegetais verdes, beterraba, feijão, cereais.
→ Magnésio: Fundamental para o funcionamento adequado de nervos e músculos. Além disso, está relacionado com o metabolismo do cálcio e com a síntese de vitamina D. Esse sal mineral é encontrado em verduras com folhas verde-escuras, cereais, frutas cítricas e leguminosas.
→ Iodo: É um sal fundamental para o funcionamento adequado da tireoide, portanto, está relacionado com o metabolismo. Encontrado em frutos do mar e no sal de cozinha iodado.
→ Fósforo: Junto ao cálcio, o fósforo participa da composição de ossos e dentes. Esse sal também está relacionado com a produção de energia e é um dos componentes dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em leites e derivados, cerais, carnes, ovos e pães.
→ Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.
Ferro: Presente nas moléculas de hemoglobina e mioglobina. Magnésio: Constitui a clorofila, participa da síntese de ATP. Iodo: Constitui os hormônios da tireoide. Fósforo: Constituinte do AT(P), ajuda a formar o tecido ósseo, dentes, fosfolipídios e os nucleotídios. Cálcio: Ajuda a constituir o tecido ósseo, dentes, auxilia na contração muscular, coagulação sanguínea e funcionamento dos nervos.