Geralmente, costuma-se entender como risco a possibilidade de algo dar errado. Porém, no decorrer da nossa disciplina, vimos que um risco está diretamente relacionado com quantificação e a qualificação da incerteza. Se tratado corretamente, pode se tornar uma oportunidade a ser explorada. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo. I – A frequência do risco pode ser calculada a partir de dados históricos. II – Riscos podem ser classificados em categorias distintas, dentre elas, o tipo crônico. III – Um funcionário que não possui habilidades técnicas para realizar suas atividades, em decorrência da falta de treinamento, é um exemplo de risco intencional. IV – Risco pode ser representado pela equação R = Consequência x Ameaça. Está correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
I
Explicação:
Pág 59 do livro:
R= C x P
R = risco; C = consequência; e P= frequência.
Geralmente, a frequência é estimada em dados históricos ou calculada com base na possibilidade de combinação de eventos externos, erros humanos e falhas de equipamentos e sistemas que mais contribuem para a ocorrência do risco. Uma opção para o auxílio do levantamento desses dados são as pesquisas acerca de segurança da informação, para que seja possível obter maior confiabilidade. O risco pode ter várias origens, pode ser oriundo de eventos da natureza, pode ser decorrente de problemas técnicos, bem como ser o resultado de uma ação intencional. Entender a sua origem e estabelecer uma classificação é um ponto facilitador para se compreender o risco.
Os riscos podem ser classificados em 3 categorias:
Naturais: são aqueles oriundos de fenômenos da natureza.
Involuntários: resultam de ações não intencionais, relacionados com vul- nerabilidades humanas, físicas, de hardware, de software, dos meios de armazenamento e das comunicações.
Intencionais: são aqueles derivados de ações deliberadas para causarem danos, e têm sua origem no ser humano.
Se você pensa que essa guerra não está te mudando, você está errado.
Autor ( Sniper Americano).
A frequência de risco é calculada a partir de dados históricos também, indicando a ameaça. A consequência pode mudar de acordo com mudanças no ambiente e aumentar ou diminuir o risco. Os riscos podem ser classificados em diversas categorias, entre elas, agudo e crônico (I, II e IV estão corretas).
Gestão de riscos
A gestão de risco é a atividade organizacional que visa diminuir os riscos dentro da empresa. Ela envolve diversos profissionais de segurança no trabalho e pode envolver também o uso da estatística de riscos.
Mais sobre gestão de riscos
https://brainly.com.br/tarefa/7436126
#SPJ5