Respostas
Resposta:
Gato dos pampas (Leopardus pajeros): conhecido pelo nome de gato-palheiro, essa espécie de felino está ameaçada por causa da destruição de seu habitat, tráfico de animais e a caça para o comércio de peles.
Onça-pintada (Panthera onca): maior felino do continente americano e o terceiro maior do mundo, está em risco de extinção pela destruição de seu habitat e decorrente da caça para venda de peles.
Jaguatirica (Leopardus pardalis): o gato-do-mato ou maracajá, como é conhecido, está espalhado em todo continente americano e em alguns locais a espécie já está extinta, Nos pampas, corre risco de extinção devido à caça para a venda de peles e, ademais, pelo desmatamento e consequentemente a perda de seu habitat natural.
Caxinguelê (Sciurus aestuans): roedor de pequeno porte, chamado popularmente de serelepe, é um animal endêmico da América do Sul, sendo a única espécie de esquilo dos pampas. Sofre risco de extinção uma vez que seu habitat está sendo destruído pela ação humana.
Tamanduá (Myrmecophagidae): conhecidos popularmente pelo nome “papa-formigas” há duas espécies desse mamífero ameaçadas de extinção na região dos pampas: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla).
Resposta:
Alguns dos animais que habitam os pampas são: tiê-sangue, anum-preto, jacu, saíra, macuco, corruíra-do-campo, papa-mosca-do-campo, jararaca-do-banhado, caboclinho-de-barriga-verde, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-do-campo, jacutinga, pica-pau do campo, beija-flor-de-barba-azul, cobra-cipó, perdigão, onça-pintada e entre outros.