2. “Por tradição, ainda é da responsabilidade do cavalheiro conduzir a dama, o que revela alguns estereótipos da dança de salão que precisam ser tematizados e discutidos”. Você concorda com essa afirmação? Explique.
Respostas
Resposta:
Sim.
Tradicionalmente, os cavalheiros e as damas, como são designados os homens e as mulheres nas danças de salão, assumem papéis específicos nas coreografias, revelando um pouco do que se esperava de cada um na sociedade da época. Portanto, são os homens que conduzem os passos
do casal, cabendo às mulheres acompanhá-los enquanto elas exploram movimentos graciosos e harmônicos. Por tradição, atualmente ainda é da responsabilidade do cavalheiro conduzir a dama, o que revela alguns estereótipos.
É importante conversar com os alunos sobre essa diferenciação e ressaltar que, nas aulas, os pares podem ser formados sem considerar essa definição histórica, possibilitando aos alunos maior liberdade para dançar com quem se sentirem mais confortáveis. Oriente um dos integrantes a assumir o papel de condutor e o outro, de conduzido, o que favorece a aprendizagem dos movimentos. Esse procedimento também evita situações embaraçosas, como no caso de não haver um número exato de duplas formadas obrigatoriamente entre meninos e meninas. Além disso, tal orientação propicia uma análise sobre como essa divisão histórica
influenciou na forma como homens e mulheres se sentem confortáveis em executar determinados passos. Exemplos: os realizados com quadril mais solto são direcionados às mulheres, enquanto os mais viris são destinados aos homens.
Reafirme que todos podem assumir papéis diversos na dança e superar qualquer tipo de estereótipo ou preconceito, pois os passos (ou movimentos) não são destinados somente a homens ou a mulheres, mas a ambos. Incentive os alunos a experimentar giros, portes, evoluções, saltos, entre outros movimentos. O mais importante é que eles vivenciem os passos de salão e procurem entender como é dançar a dois .
Explicação: