A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocar o subito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a idéias de industrialização, (.) estabelecer um mecanismo de bancos privados emissores, o que incitou ainda mais a especulação (...).
(GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira, São Paulo: Brasiliense, 1986.) O processo descrito acima ilustra a seguinte politica econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) creditismo
b) federalismo
c) naturalização
d) encilhamento
e) Positivismo.
Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
10
Explicação:
As medidas tomadas no final do Império e início da Primeira República tinham como objetivo a industrialização do país; ainda que para tal contassem com a emissão de papel-moeda, empréstimos e aumentos de taxa alfandegárias.
Isso ajudou a fomentar a especulação, o que acabou por resultar em uma bolha econômica de crédito. A política econômica adotada durante o governo provisório é chamada de Encilhamento, alternativa D.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás