1 — O texto acima discorre sobre um momento muito importante e muito delicado para todas as pessoas: a escolha de uma profissão. Refletindo sobre o que estudamos na aula passada, responda
às perguntas a seguir:
a) Os valores de uma pessoa podem influenciar sua escolha profissional? Por quê? b) Na última aula, discutimos como a família, amigos e a religião podem influenciar na constru-
ção de nossos valores e da nossa moralidade. O texto que você leu hoje fala sobre como a
família pode influenciar na escolha profissional. Na sua opinião, amigos e religião também podem influenciar as razões pelas quais alguém escolhe uma profissão? Por quê?
c) Na sua opinião, os valores de uma pessoa podem impactar outras áreas de sua vida, como a
escolha de amigos(as), de um(a) namorado(a), de um estilo de vida? Por quê?
d) Você acha possível que uma pessoa tenha sonhos incompatíveis com seus valores e princípios
morais? Fale um pouco sobre isso.
Respostas
1)
A)
Sim, os nossos valores, a nossa percepção de mundo influenciam muito na escolha da nossa profissão. Escolhemos a partir das nossas experiencias, por aquilo que conhecemos.
B)
Sim, as experiencias profissionais de nossos pais e de nossos amigos influenciam a nossa escolha, visto que temos eles como referencia
C)
Sim, porque fazemos escolhas de acordo com os nossos valores podemos escolher até pessoas diferentes de nós em alguns aspectos, mas que tenham valores morais e projetos semelhantes.
D) é possível, as vezes as pessoas podem ser criadas em família rígida e tenham sonhos incompatíveis com os valores dela, o que pode gerar discussões e sofrimento.
Resposta:
a) Sim, porque as profissões requerem valores como responsabilidade e honestidade que são fundamentais para um desenvolvimento bom em determinada escolha profissional.
b) Sim, porque existem certas religiões que delimitam as profissões a serem escolhidas; já os amigos nos influenciam com suas opiniões próprias concordando ou não conosco.
c) Sim, porque nossos valores nos moldam e acabam conduzindo nossas ações e escolhas trazendo ou não certas consequências que acabam marcando nossas vidas.
d) Sim, pois todos nós podemos e temos o direito de sonhar o que quiser encaixando ou não em seus próprios padrões.
Explicação:
espero ter ajudado :p