2. Einstein afirmou em certa ocasião: "acredito no Deus de Spinoza, um Deus que se manifesta na harmonia de tudo o que existe, e não num Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens". O “Deus de Spinoza” é...: * 1 ponto a) transcendente e imaterial b) infinito e irracional c) racional e pessoal d) imanente e impessoal e) justo e vingativo
Respostas
Resposta: D) Imanente e impessoal.
Explicação:
Deus não é um ser separado do mundo. Deus está em todas as coisas e por isso é imanente. Para Spinoza, Deus não pode ser considerado como um “ser humano aumentado” e seria portanto um ser impessoal.
O “Deus de Spinoza” é imanente e impessoal. Alternativa D.
O Deus de Spinoza seria um Deus independente e substancial, não dependendo de fatores externos para existir, e não tendo necessariamente criado todas as coisas, pois as coisas existem pelo único fato dEle existir.
Este conceito foi criado pelo filósofo holandês Baruch de Espinosa, 1632-1677, um importante pensador racionalista, que estudava Deus sob uma ótica mais sensata, o dissociando de dogmas religiosos.
Ele entendia Deus e a Natureza como a mesma entidade, ambas apenas recebendo nomes diferentes de acordo com uma interpretação cultural.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/31796759
Bons estudos!