2) Com relação à importância do espaço, em Clara dos Anjos, considere como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo. ( ) As descrições tornam-se cansativas e sem função estética no contexto da obra. ( ) As descrições de partes do subúrbio tornam-se instrumento de denúncia das condições de vida dos mais pobres. ( ) Embora a descrição seja de espaços urbanos do início do século XX, ela permanece atual, tendo em vista a permanência de muitas das situações de exclusão apresentadas. ( ) O narrador, ao chamar a atenção para alguns espaços, esquece de aproximá-los da realidade dos personagens.
Respostas
Resposta:
b) I e III - CORRETA
Explicação:
- O narrador sugere que os chefes eram brancos e os subalternos, negros – revelando uma relação entre desigualdade social e etnia. Entretanto, ao enaltecer Dona Margarida, colocada como contraponto à inércia de Engrácia e Clara, o narrador acaba por sugerir sua firmeza em decorrência da origem europeia. No trecho, não há descrição que sugira que Joaquim é explorado em seu trabalho.
Resposta:
FVVF
Explicação:
( F ) As descrições tornam-se cansativas e sem função estética no contexto da obra.
( V ) As descrições de partes do subúrbio tornam-se instrumento de denúncia das condições de vida dos mais pobres.
( V ) Embora a descrição seja de espaços urbanos do início do século XX, ela permanece atual, tendo em vista a permanência de muitas das situações de exclusão apresentadas.
( F ) O narrador, ao chamar a atenção para alguns espaços, esquece de aproximá-los da realidade dos personagens.