1) Explique como viviam os franceses na França pré revolucionária. 2)Quais eram as insatisfações do povo e da burguesia? 3)Como era a votação na Assembléia Nacional? 4)Explique as condições da convocação da Assembléia. 5)Quais foram as decisões tomadas na Assembléia? 6)Qual é a data marco da revolução e quanto tempo durou esse processo revolucionário? 7)Explique a primeira fase da revolução. 8)Caracterize a Fase do Terror. 9)Quais foram as medidas da Convençao? 10)Houve uma divisão no Terceiro Estado. Quando?Por que?Explique. 11)Explique como terminou o processo revolucionário. 12)O que foi o golpe de 18 de Brumário?
Respostas
Resposta:
1) Explique como viviam os franceses na França pré revolucionária
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. ... O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro.
2)Quais eram as insatisfações do povo e da burguesia?
A insatisfação da burguesia se manifestava devido aos privilégios dados a aristocracia francesa, quer era composta pelo clero e pela nobreza. Esses dos estamentos não pagavam impostos e viviam as custas da grande exploração do povo e da burguesia.
3)Como era a votação na Assembléia Nacional?
Nessa assembleia, em que cada estado tinha direito a apenas um voto, o clero e a nobreza se uniam para derrotar o terceiro estado (povo) nas votações, havendo sempre dois votos contra um. A reação do terceiro estado começou justamente nessa Assembleia, o que deu início à Revolução Francesa quando o terceiro estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte.
4)Explique as condições da convocação da Assembléia.
Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais, ou simplesmente Estados Gerais (em francês, États Généraux) era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais (estados) do país. Cada estado se reunia em sua própria assembleia, que era convocada e dissolvida pelo rei. A assembleia não tinha real poder, pois funcionava como um corpo de aconselhamento do rei através de petições. A assembleia se reuniu ocasionalmente até 1614, e apenas uma vez após esse ano, e só foi encerrada definitivamente após a Revolução Francesa.
5)Quais foram as decisões tomadas na Assembléia?
Na Assembleia Nacional Constituinte, instituída pelos revolucionários franceses em 1789, quando acabou o Absolutismo na França, foram abolidos os privilégios dos senhores feudais, promulgada a Monarquia Constitucional (que fora, depois, substituída com a proclamação da Primeira República Francesa) e promulgada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadã. Esta Declaração, que é o documento base para a discussão dos direitos humanos, instituiu os direitos de propriedade privada, a igualdade de todos perante as leis (fim do privilégio dos nobres), a submissão do governo à Constituição e a separação entre os três poderes.
6)Qual é a data marco da revolução e quanto tempo durou esse processo revolucionário?
A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país.
7)Explique a primeira fase da revolução.
A primeira fase da Revolução Industrial corresponde à sua eclosão no século XVIII (1760 a 1850), limitada à Europa ocidental e tendo a Inglaterra como precursora. Essa primeira fase representa o conjunto de mudanças no setor econômico e no setor social possibilitado pela evolução tecnológica.
8)Caracterize a Fase do Terror.
É como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. Sob o comando de Robespierre a Constituição é suspensa e são criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de prender e julgar os traidores da Revolução.
9)Quais foram as medidas da Convenção?
As principais medidas tomadas pelos jacobinos durante sua liderança na Convenção foram:
> Voto universal para todos os maiores de idade
> Lei do máximo, que definia um valor máximo para os preços e salários
> Reforma agrária
> Substituição do calendário cristã por um calendário baseado nos ciclos agrícolas
> Governo ditatorial
10)Houve uma divisão no Terceiro Estado. Quando?Por que?Explique.
terceiro estado arcava com o peso dos impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza.
Na tentativa de vencer essa crise o ministro das Finanças, o banqueiro Jacques Neckes, convocou a Assembléia dos Estados-Gerais com o objetivo de fazer o terceiro estado pagar mais impostos.
Em represália, o rei Luís XVI mandou fechar a sala onde se reuniam no Palácio de Versalhes, estes foram então para a sala de Jogo da Péla, onde receberam a adesão de parte do clero e de nobres influenciados pelo Iluminismo
11)Explique como terminou o processo revolucionário.
Os girondinos derrubaram os jacobinos do poder por meio de um golpe conhecido como Reação Termidoriana. A Revolução Francesa encerrou-se por meio do golpe organizado por Napoleão Bonaparte e conhecido como Golpe do 18 de Brumário.
12)O que foi o golpe de 18 de Brumário?
18 de Brumário foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de Brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano). Através deste golpe, Napoleão colocou fim ao Diretório e iniciou a ditadura na França.