1- Os ancestrais das cobras possuíam membros, que desapareceram ao longo da evolução do grupo. Marque a alternativa que explica, de acordo com o lamarckismo, a ausência de patas em serpentes:
a) Os ancestrais das cobras adotaram hábitos rastejantes, deixando de utilizar os membros, que atrofiaram e acabaram por desaparecer nesses animais.
b) Existiam variações nas características ancestrais das cobras. Os animais que não possuíam membros, foram selecionados pelo ambiente pois favoreceu o hábito rastejante.
c) As cobras não alteraram suas características ao longo do tempo, reforçando o fixismo.
d) Cobras com patas foram extintas pois as mesmas não conseguiam habitar os ambientes hoje habitados por esses animais.
2. Darwin e Lamarck são dois cientistas que propuseram diferentes teorias evolucionistas. Darwin nasceu no mesmo ano em que Lamarck publicou seu livro “Philosophie Zoologique”, em 1809. Darwin conhecia a obra de Lamarck, como deixou claro em seu diário de bordo em 26 de julho de 1832, em sua viagem no “Beagle". Qual das explicações abaixo, para o fato do tuco-tuco ser cego, está de acordo com a teoria de Lamarck?
a) Existia uma variabilidade de tuco-tucos quanto à visão. Por viverem em locais escuros, os tuco-tucos cegos foram selecionados pelo ambiente.
b) Por viverem em ambiente escuro, os tuco-tucos acabavam por não utilizar o sentido da visão e seus olhos foram atrofiando com o passar do tempo.
c) Um grupo de tuco-tucos, através de mutações e recombinações gênicas, acabaram ficando cegos, e foram selecionados pelo meio por apresentar outros sentidos mais desenvolvidos.
d) Os ancestrais dos tuco-tucos já eram cegos, pois a espécie é imutável desde seu surgimento no planeta.
Respostas
Resposta:
1-) a
2-) b
Explicação:1-)Porque de acordo com a lei do uso e desuso de Lamarck, as cobras ancestrais perderam seus membros, que atrofiaram após esses animais adotarem hábitos rastejantes, característica repassada aos descendentes, de acordo com a lei da herança dos caracteres adquiridos.
2-)Porque segundo a lei do uso e desuso de Lamarck, os tuco-tucos não precisavam do sentido da visão, pois viviam em locais escuros, o que favoreceu que seus olhos atrofiassem, característica que foi repassada ao longo das gerações (lei da herança dos caracteres adquiridos).
1) A alternativa que melhor responde essa pergunta é a letra a).
De acordo com a teoria evolucionista de Lamarck, quando, por várias gerações uma parte ou um membro do corpo não é utilizado pelo animal (seja por mudanças no ambiente ou por mudanças em seus hábitos), esse membro se atrofia e as gerações seguintes já nasceriam sem a presença dele.
A sua teoria se difere daquela de Darwin, onde já existiriam vários indivíduos com características diferentes e aquele com as melhores de acordo com o meio, acabam sobrevivendo e se reproduzido, levando os genes adiante.
2) De acordo com a lógica de Lamarck, já descrita, a alternativa que melhor responde a questão é a letra b).