Respostas
Resposta:
1-O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
2-No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.
Explicação:
Resposta:
1: Com a decadência na produção de ouro o Rei suspeitou de que estava sendo roubado e aumentou os impostos, deixando grande parte da população descontente. Além disso, houve um boato de que haveria a derrama, o que levou o movimento, em massa formados por estudantes sob influência das ideias iluministas, a crescer.
2: Era uma taxa, de 100 arrobas, a qual cada região de extração deveria pagar anualmente a coroa portuguesa. Caso não fosse possível fazer o pagamento as pessoas tinham seus bens subtraídos por soldados da corte.