Podemos organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNP. *
Respostas
Resposta:
O sistema nervoso central (SNC) é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Esses órgãos estão protegidos pela caixa craniana (encéfalo) e pela coluna vertebral (medula espinhal), sendo ambos revestidos pelas meninges
Podemos organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.
Explicação:
As aferências para o sistema nervoso central provém de articulações, pele, músculos esqueléticos, sendo conjuntamente denominada aferência somática. Já as aferências viscerais enviam informações das vísceras ao sistema nervoso central.
Eferências do sistema nervoso central
Deixam o sistema nervoso para atingir e controlar as funções periféricas. As eferências motoras contam com o controle sobre o músculo esquelético enquanto que a eferência vegetativa conta com o sistema nervoso autônomo que inerva músculos lisos, glândulas, músculo estriado cardíaco, etc.
Medula Espinhal
A medula não é apenas um tubo de entrada e saída de sinais.
Também é capaz de desencadear por conta própria o processo de marcha: pode-se fazer um indivíduo com lesão medular, andar grosseiramente. O cérebro influi nesse processo, modulando-o – alterando e ajustando ritmos, direção e freqüência da marcha.
Animais com transecção medular recupera seus reflexos intrínsecos da medula.
Resposta:
gânglios e nervos.
Explicação: