• Matéria: História
  • Autor: jullyaefelype20
  • Perguntado 6 anos atrás

3. Sobre as guerras de religião na França, responda:
a) Em que consistiram essas guerras?
b) O que foi a Noite de São Bartolomeu?
c) Como e quando essas guerras chegaram ao fim, na Franç
4. Numa resposta aos parlamentares francesco Luis y disse:​

Respostas

respondido por: Joselittle
1177

a)

As Guerras Religiosas foram os oito conflitos ocorridos França no século XVI, motivados por uma serie de divergências entre católicos e protestantes calvinistas

b)

A Noite de São Bartolomeu trata-se de um massacre organizado pelos reis franceses, que eram católicos, em oposição aos calvinistas.

c)

Embora esses conflitos tenham se prolongado ao longo dos séculos XVII e XVIII, elas findaram com o a Édito de tolerância (1787), organizado por Luís XVI.

Espero ter ajudado, bons estudos.

respondido por: thiiagomoura
40

a) No final do século XVIII, a França era um país de muitas religiões e culturas diferentes. A Revolução Francesa trouxe uma nova era de tolerância religiosa e liberdade para todos, mas isso não impediu a ascensão do radicalismo entre o povo francês.

Por que houve guerras de religião na França?

  • As guerras de religião que eclodiram na França foram causadas por esses grupos radicais que queriam impor suas crenças aos outros;
  • Esses grupos eram liderados por pessoas que se diziam inspiradas por Deus e usavam a violência para divulgar sua mensagem.

Quais foram as guerras de religião na França?

  • Primeira guerra: foi iniciada por protestantes que queriam romper com a Igreja Católica e estabelecer sua própria igreja;
  • Segunda guerra: foi iniciada por católicos que queriam impedir que o protestantismo se espalhasse na França;
  • Terceira guerra: foi iniciada por membros da nobreza francesa que queriam deter o poder do rei, que lhe havia sido dado por Deus.

Entenda mais sobre os conflitos religiosos na França em: https://brainly.com.br/tarefa/18449972

b) A Noite de São Bartolomeu era uma festa cristã europeia. Foi nomeado após São Bartolomeu, o apóstolo que havia sido esfolado vivo e decapitado em Jerusalém.

Quem foi São Bartolomeu?

  • São Bartolomeu foi um mártir e apóstolo cristão. Ele é o santo padroeiro dos açougueiros, escultores e impressores. Bartolomeu também é conhecido como "Bartolomeu, o Apóstolo";
  • Bartolomeu nasceu na Armênia em 2 dC de um pai pagão que se converteu ao cristianismo após o nascimento de seu filho;
  • Ele viveu como eremita por três anos antes de ingressar no movimento cristão liderado pelos santos Pedro e Paulo que se espalhou por toda a Ásia Menor durante sua vida.

Entenda mais sobre a noite de São Bartolomeu em: https://brainly.com.br/tarefa/26570040

c)  As guerras religiosas na França chegaram ao fim com o Édito de Nantes, que foi um tratado entre o rei Luís XIV e os protestantes franceses. O Édito de Nantes permitiu que praticassem suas religiões sem perseguição do estado.

Quais foram os efeitos das guerras de religião?

  • Era um período em que as pessoas se matavam porque acreditavam em diferentes ideologias religiosas. As pessoas se matavam com base em sua fé, e era tudo porque queriam ter controle sobre suas próprias vidas;
  • Os efeitos dessas guerras ainda são evidentes hoje, e podemos vê-los através de seu impacto na sociedade e na cultura.

Veja mais sobre como chegou ao fim as guerras religiosas na França aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46241258

Anexos:
Perguntas similares