Respostas
Resposta:
Quando várias pessoas cantam juntas, como num coral, a maneira mais simples do grupo cantar é numa única "voz", em uníssono. Se há um instrumento acompanhando, então o instrumento deve tocar as mesmas notas que estão sendo cantadas para que haja o uníssono, de outro modo, o instrumento será considerado uma "voz" distinta e não haverá o uníssono. Quando não há instrumento acompanhante, o canto é dito a cappella. A música que é cantada em uníssono é chamada de monofônica.
Este sentido dá margem a um outro uso metafórico da palavra: se é dito que várias pessoas fazem algo "em uníssono", isto quer dizer que elas o fazem ao mesmo tempo, simultaneamente. Termos relacionados são "univocamente" e "unanimemente".
A monofonia também inclui mais de uma voz que não canta em uníssono, mas em alturas paralelas, sempre mantendo o mesmo intervalo de uma oitava. Notas cantadas em conjunto, separadas por uma ou mais oitavas estão quase em uníssono devido à equivalência do intervalo.
"Canto em partes" é quando duas ou mais vozes cantam notas diferentes. Se as notas são cantadas em alturas diferentes mas com o mesmo ritmo, chama-se homofonia. Um exemplo pode ser encontrado na modalidade canto em grupo chamada de quarteto barbershop ou um coro cantando um hino. Chama-se polifonia quando cada voz canta uma linha independente, quer seja a mesma melodia, num tempo diferente, ou melodias diferentes
Explicação:
Espero ter ajudado ter ajudado ༼ つ ◕_◕ ༽つ