Respostas
Resposta:
8. Efeito colateral é qualquer efeito de um medicamento diferente do pretendido quando utilizado em doses terapêuticas, seja ele adverso ou benéfico.
9. A automedicação é perigosa porque, ao fazer o uso de medicamentos sem aconselhamento/acompanhamento de um profissional de saúde, alguns dos principais problemas possíveis são:
- é possível que sejam utilizadas doses inadequadas para obter o efeito desejado (gerando ineficácia ou intoxicação);
- podem ocorrer reações adversas até piores do que o problema inicial que se buscava resolver, já que todo medicamento pode ter efeitos colaterais e os profissionais de saúde avaliam o custo-benefício dos tratamentos ao indicá-los, sugerindo qual o medicamento mais apropriado para cada condição considerando as características do paciente e do quadro clínico apresentado;
- é possível que haja interações relevantes com outros medicamentos ou até alimentos utilizados pelo paciente, que podem afetar a eficácia dos tratamentos;
- etc.
10. Não, medicamento não é o mesmo que droga. Medicamentos são preparações contendo um ou mais fármacos (princípios ativos) combinados a excipientes (outros ingredientes utilizados para compor a forma farmacêutica final, por exemplo, um xarope para tosse pode conter o fármaco antitussígeno dropropizina, e seus demais componentes - água, açúcar, conservantes e aromas - são chamados de excipientes).
Quanto ao termo droga, há algumas controvérsias em seu uso, mas em geral, ele se refere às ditas "drogas de abuso", como cocaína, maconha e crack. Algumas pessoas utilizam "droga" intercambiavelmente com o termo "fármaco", visto que o termo em inglês para ambos é "drug", mas, a rigor, os princípios ativos em medicamentos seriam fármacos (substâncias de estrutura conhecida que interagem com alvos biológicos produzindo ação farmacológica), e a palavra drogas estaria associada ao uso não medicinal de substâncias consideradas ilícitas.
11. Fadiga significa cansaço, incapacidade de continuar funcionando em níveis considerados normais.
12. A importância desse tipo de tampa é prevenir que crianças consumam o medicamento desavisadas achando que são balas, já que isso poderia causar efeitos adversos e intoxicações.
13. Em casas com crianças é importante que os medicamentos estejam em locais específicos (separados de itens como alimentos), de preferência de difícil acesso às crianças, e com sua rotulagem preservada.
Explicação:
As explicações já estão nas respostas. Pelo tipo de linguagem usada, talvez os exercícios não requeiram uma explicação tão formal dos termos farmacêuticos (como no caso dos medicamentos, fármacos e drogas), mas tentei responder de maneira completa já que os termos às vezes são usados com sentidos diferentes no cotidiano.