A necessidade de se pesar o processo de produção do espaço em uma perspectiva de mudança envolve a análise das desigualdades sociais que colocam em xeque as formas de apropriação, expressas no parcelamento do solo urbano e, consequentemente, nas formas de uso. Evidencia-se a impossibilidade do sistema capitalista em atender às necessidades de uma parcela cada vez maior da população; tal fato propicia o questionamento por parte da sociedade dos processos que produzem contraditoriamente riqueza e pobreza.
Com base no texto acima, pode-se dizer que o espaço urbano está permeado
A pela busca da riqueza.
B pela concentração de riqueza.
C por equidade nas formas de apropriação.
D pelo parcelamento justo do solo urbano.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
O espaço urbano é permeado pela característica expressa na alternativa B- pela concentração de riqueza.
A Produção do espaço urbano como processo contraditório
A produção do espaço urbano é um processo desigual, contraditório e criador de novas contradições. Isso quer dizer que o espaço urbano é construído por diversas pessoas, diversos grupos com diferentes interesses. Esses interesses podem ser contraditórios. Por exemplo, uma grande cidade brasileira é habitada tanto por pessoas muito ricas, como por pessoas muito pobres.
A cidade é, pois, o resultado das ações desses dois grupos, mas não com a mesma intensidade. O grupo mais rico tem mais poder político e econômico, e por isso apresenta maior capacidade de intervenção no espaço, criando mecanismos de segregação.
Para saber mais sobre as desigualdades na produção do espaço urbano, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/13372331
#SPJ2