Respostas
A arte contemporânea nos permite ver o mundo de outra forma, com outros olhos, faz com que captamos as coisas que estão ao nosso redor, e esse ver significa conhecer, e, portanto, entender, pensar e repensar o que vemos, para assim fazermos uma leitura critica do mundo em que fazemos parte, onde podemos deixar marcas ...
Resposta:
Podemos sim aprender, com a arte de modo geral e com as metáforas da arte contemporânea, certa conversão de olhar, ou um estado artístico que nos instiga a desconfiar das verdades, matéria-prima tão privilegiada do universo escolar, em direção a um saber que não nos faz apenas “reencontrar” uma determinada essência de conhecimento que estaria perdida, mas um saber que também é capaz de cortar, ir além dos trilhos já traçados e dos caminhos que já conhecemos.
As narrativas contemporâneas da arte trazem até nós, caso queiramos ver, uma aguda visão sobre nós mesmos e o que estamos fazendo do mundo em que vivemos. Não se trata de um olhar didático ou controlado, como muitas vezes deseja o discurso pedagógico, mas repleto da desordem e insensatez própria das coisas que pulsam. Muitas vezes, a relação tão estreita entre arte contemporânea e mesquinharias e pequenezas cotidianas pode confundir nossas expectativas mais românticas sobre arte.