5. Sobre a democracia ateniense, responda:
a) Como era?
b) Em que consistia o ostracismo?
RAPIDINHO PARA AMANHÃ
Respostas
Resposta:
a) A democracia de Atenas era, dessa forma, elitista, patriarcal e escravista, porque apenas uma pequena minoria de homens proprietários de escravos poderia exercê-la. Os cidadãos participavam da Assembleia do Povo, órgão de decisão que ficava a cargo de aprovar ou rejeitar os projetos apresentados para a cidade.
b) O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.
Explicação:
A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. V a.C.. A experiência democrática ateniense dava-se em todo território da Ática de forma direta, contudo, envolvia pequena parcela da população.
A - A democracia ateniense era direta (ou seja, os cidadãos participavam ativamente das decisões políticas, não elegendo representantes ou as discutindo de outro modo) e de cidadania limitada, já que só eram considerados cidadãos os homens livres, filhos de mães nascidas na Pólis e de posses mínimas (cerca de 15% da população).
B - O Ostracismo era uma das formas de punição política/social que existia em Atenas, sendo uma forma "mais branda" de exílio. Quando alguém era condenado ao ostracismo era forçado a sair da cidade e não se envolver nos negócios políticos dela pelo prazo de dez anos, mas mantinha as suas propriedades e títulos, sendo apenas uma forma de impedir que um cidadão se tornasse influente demais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2583379