Respostas
Resposta:
A política dos governos foi um acordo estabelecido entre os governadores e o presidente Campos Salles, acordo esse ao qual o presidente da república e os oligarcas estaduais se apoiavam mutuamente.
Existe uma confusão quando se fala em política dos governadores, com a política do café, mas na verdade, a segunda é desdobramento da primeira, entender a organização político-econômica do Brasil ajuda entender a política dos governadores. Foi nesse período que o país passou da Monarquia à República, aderindo ao presidencialismo e se organizando como federação.
As consequências desse acordo tiveram duas situações. A primeira, fortaleceu os coronéis. Que pelo acordo, os governadores deveriam sustentar politicamente o governo federal, as oligarquias provinciais passaram a manipular as eleições para deputados e senadores, de modo a favorecer o presidente da República.
Era fundamental o modelo de eleição da época, que não exigia o voto secreto. Na esfera federal, a Comissão de Verificação - uma espécie de Tribunal Eleitoral da época - endossava os resultados, reconhecidamente fraudados em sua maioria.
Já a segunda consequência refere-se a supremacia de Minas Gerais e São Paulo entre as demais províncias, de forma a terem o controle dos acordos para sucessão presidencial durante mais de 30 anos.
Esta política foi a progenitora da política do café com leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.