• Matéria: História
  • Autor: camilaalveszs
  • Perguntado 6 anos atrás

Alguém me ajuda por favor ???? ​

Anexos:

camilaalveszs: ????

Respostas

respondido por: deborahferro111
0

Resposta:

a) Insatisfação de reis e príncipes: viam o papa como obstáculo ao fortalecimento do poder real. Também estavam insatisfeitos com a saída de dinheiro de seus reinos e principados para Roma, sede do papado, para pagar as taxas e tributos dos fiéis. ... 1) Somente a fé salva uma pessoa.

b)Analisando o comportamento do clero, diversos cristãos passaram a condenar energicamente os abusos e as corrupções. O alto clero de Roma estimulava negócios envolvendo religião, como, por exemplo, a simonia (venda de objetos sagrados) tais como espinhos falsos, que coroaram a fronte de Cristo, panos que teriam embebido o sangue de seu rosto, objetos pessoais dos santos, etc.No plano moral, inúmeros membros da Igreja também eram objeto de críticas. Multiplicavam-se os casos de padres envolvidos em escândalos amorosos, de monges bêbados e de bispos que vendiam os sacramentos, acumulando riquezas pessoais.

Esse mau comportamento do clero representava sério problema ético-religioso, pois a Igreja dizia que os sacerdotes eram os intermediários entre os homens e Deus.

c)Além do comércio de relíquias sagradas, a Igreja passou a vender indulgências (o perdão dos pecados). Mediante certo pagamento destinado a financiar obras da Igreja, os fiéis poderiam “comprar” a sua salvação.


carlosdanielborgespe: ei menina desculpa meu irmão que chamou vc de otária vc não e isso com certeza
Perguntas similares