Leia o trecho do poema de Vinícius de Moraes.
Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa E pense muito Que é melhor se sofrer junto Que viver feliz sozinho
Tomara Que a tristeza te convença Que a saudade não compensa E que a ausência não dá paz E o verdadeiro amor de quem se ama Tece a mesma antiga trama Que não se desfaz Observe que, no poema, a palavra “Tomara” é repetida nos primeiros versos das duas estrofes. Isso ocorre porque o poeta:
A)relembra vontades que teve no passado.
B)procura dar sentido de prece ou oração ao seu poema.
C)tem dificuldades para encontrar sinônimos do vocábulo.
D)ironiza a realidade de sua relação com a pessoa amada.
Respostas
Isso ocorre porque o poeta: Ironiza a realidade de sua relação com a pessoa amada, citando fatos que ele desejava que a pessoa amada tivesse cometidos, então Resposta letra (D).
No poema de Vinícius de Moraes, o eu-lírico repete a interjeição "tomara", pois "procura dar sentido de prece ou oração ao seu poema". A palavra "tomara" com o sentido de demonstração de desejo ou vontade.
O eu-lírico apresentando argumentos como "É melhor sofrer junto/ Que viver feliz sozinho".
Vinícius de Moraes - Vida e Verso
Vinícius de Moraes foi um dos mais importantes compositores do Brasil. É autor da letra de uma das letras mais icônicas de todos os tempos, que é a da música "Garota de Ipanema". Foi um importante poeta moderno. Esteve em nove casamentos e teve cinco filhos. Faleceu no ano de 1940, mas até o final de sua vida nunca deixou de compor.
Veja mais sobre poemas de Vinícius de Moraes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31798416
#SPJ3