Ao compreender o papel do professor de Educação Física e as diferentes abordagens que este pode utilizar para promover o desenvolvimento dos alunos, nos dirigimos ao fato de que a escolha do processo de ensino é algo individual e sua escolha depende do professor, considerando seus objetivos educacionais e a necessidade do aluno. Veja, a seguir, um exemplo de abordagem pedagógica realizada por um professor de Educação Física em uma escola municipal. Nesse contexto, nota-se uma abordagem pedagógica onde o professor, de forma enfática, preconiza seu desenvolvimento em sua aula de fundamentos do futsal. Após a leitura dessas informações, elabore um texto que explique a metodologia utilizada pelo professor. Ainda, aponte um paralelo com a realidade vivida nas escolas.
Respostas
O professor deve aliar a teoria a prática para lecionar os fundamentos do futsal, visto que por mais que os alunos saibam o futsal de forma teórica, precisam validar o seu conhecimento, na prática.
Fundamentos do futsal
Os alunos podem ser levados ao ginásio e com bolas de futsal, além da supervisão do professor devem ser ensinados a cada um dos fundamentos de futsal, como:
- passe
- drible
- domínio
- chute
Na prática pedagógica, o professor deve fazer uma abordagem lúdica para que os alunos aprendam e se divertam em simultâneo.
Por isso, uma abordagem para essa finalidade seria a sala de aula de invertida, onde os alunos devem receber um material de apoio para estudo, para que em seguida possam se tornar protagonistas na construção do conhecimento.
Vale destacar que a realidade das escolas brasileiras muitas vezes não fornece um espaço físico ideal para aplicar os fundamentos do futsal, por isso, compete a diretoria da escola com auxílio do professor viabilizar um local físico por meio de uma declaração formal solicitando acesso a uso de uma quadra apropriada as autoridades competentes.
Saiba mais sobre fundamentos do futsal em: https://brainly.com.br/tarefa/2906327
#SPJ2
Resposta:
Abordagem tecnicista e ou militarista: Nessas abordagens, a preocupação com relação ao desenvolvimento de técnicas e movimentos específicos é notória. A ênfase se encontra em exercícios de repetição e reprodução, não ofertando espaço real de aprendizagem por meio do diálogo e discussão.
Essas abordagens preconizam a ideia de talento, onde os que não possuem tanta habilidade não conseguem acompanhar os demais, sendo, assim, excluídos do processo de ensino.
Não obstante, o fator não crítico se instaura na ideia de reprodução, sem permitir o pensamento reflexivo para a mudança.
Atualmente, ainda nas escolas, as aulas de Educação Física se apropriam prioritariamente da concepção tecnicista, desvalorizando as outras esferas de competências e desenvolvimento da crianças. Sendo assim, o movimento e a técnica perfeitos acabam prevalecendo perante o ideal de estimulo no processo aprendizagem, afastando as crianças das aulas de Educação Física, não promovendo, de forma concreta, o conhecimento e o crescimento dos envolvidos no processo educacional.
Explicação: