• Matéria: Ed. Física
  • Autor: kKellynr
  • Perguntado 6 anos atrás

O que o fogo acrescentou para a civilização pré-histórica?

Respostas

respondido por: DanielSiilva231
0

Resposta:das fogueiras. Inicialmente, estes registros, a maior parte feita nos anos 1970, tinham outros fins, mas, revisitando o material, a antropóloga descobriu que o tema das conversas variava muito do dia para a noite.

Durante o dia o foco ficava em temas socioeconômicos, como as necessidades do grupo, críticas, reclamações e fofocas sobre seus integrantes e brincadeiras, geralmente de cunho sexual, feitas exclusivamente entre membros com o mesmo gênero e faixa etária. Já à noite estas tensões se amainavam. Predominavam então longas histórias centradas em eventos e pessoas do passado recente e distante da tribo, relatos de viagens e visitas a outros grupos da mesma etnia, conhecida como !Kung ou Ju/'hoansi (com exclamações, apóstrofos, barras e hifens traduzindo sons de “cliques” próprios do seu idioma), mitos e cerimônias religiosas.

— Há algo no fogo no meio da escuridão que une, alivia e também excita as pessoas. É algo íntimo — diz Polly. — O período noturno em volta da fogueira é um tempo universal de união, de repassar informações sociais, se divertir e dividir emoções. À noite, falamos sobre as características de pessoas que não estão presentes e fazem parte de nossas redes sociais maiores, de pensamentos sobre o mundo espiritual e como ele influencia o humano. E temos ainda cantos e danças, que também ajudam a unir o grupo.

PUBLICIDADE

Embora admita não poder afirmar que os hábitos de conversação dos !Kung e outras tribos de caçadores-coletores — sobre os quais obteve informações no banco de dados “Human Relations Area Files - World Cultures” (eHRAF), mantido pela Universidade de Yale — reflitam os das sociedades pré-históricas, Polly acredita poder fazer uma analogia entre eles.

— Estas pessoas vivem da caça e da coleta, e por 99% de nossa evolução foi assim que nossos antepassados viveram — defende. — Isto nos ajuda a responder à questão de como os espaços iluminados pelas fogueiras contribuíram para a vida humana. Histórias são contadas por virtualmente todas as sociedades de caçadores-coletores e, junto com os presentes, são a mídia social original. Assim, os humanos formam comunidades que não estão juntas apenas no espaço, mas também em suas mentes, que, no caso dos !Kung, podem estar a até 200 km de distância.

MAIS LIDAS NO GLOBO

1.

Eduardo Leite acusa Planalto de fazer 'estranho recorte' em ranking da Covid-19 para constranger governadores

Renata Mariz

2.

Bolsonaro troca líder do governo na Câmara por deputado do centrão

Natália Portinari e Bruno Góes

3.

Bolsonaro diz que saída de secretários da Economia é 'normal' e defende teto e privatizações

Daniel Gullino

4.

Dois secretários de Guedes pedem demissão: Salim Mattar e Paulo Uebel

Manoel Ventura

5.

Ministério da Saúde diz que vai adotar vacina que 'chegar primeiro com eficácia comprovada'

Renata Mariz e Paula Ferreira

MAIS DE CIÊNCIA

VER MAIS

Portal do AssinanteAgência O GloboFale conoscoExpedienteAnuncie conoscoTrabalhe conoscoPolítica de privacidadeTermos de uso

© 1996 - 2020. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.

Explicação:

Perguntas similares