URGENTE!!!!! (UFTM-MG – Adaptada) O chamado “monopólio colonial”, ou mais corretamente e usando um termo da própria época, o regime do “exclusivo” metropolitano, constituía-se pois no mecanismo por excelência do sistema, através do qual se processava o ajustamento da expansão colonizadora aos processos da economia e da sociedade europeias em transição para o capitalismo integral. O comércio foi de fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as atividades mercantis processava-se a ocupação, povoamento e valorização de novas áreas. NOVAIS, Fernando Antônio. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1981. O que significam os termos “monopólio colonial” ou “exclusivo metropolitano” utilizados no texto? A que conjunto de práticas econômicas podem ser relacionados?
Respostas
Resposta:
letra a)Monopólio Colonial - As nações européias, principalmente Portugal, Espanha e Inglaterra, efetuaram a colonização da América e da Ásia por meio das grandes navegações. Estabeleciam colônias que só podiam praticar o comércio com as respectivas metrópoles. Assim, exploravam essas regiões, levando produtos naturais de grande valor ( minérios, ouro, pedras preciosas, produtos orgânicos típicos de cada região) em troca de bens produzidos na Europa, mas com evidente desvantagem para as colônias. Enriqueceram à custa delas.
letra b)Antigo Regime é uma expressão utilizada para denominar a política na Idade Moderna (absolutismo) e a economia (mercantilismo). O comércio foi de fato a mola propulsora neste contexto chamado de capitalismo comercial mercantil.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
O significado dos termos está vinculado ao fato de a colônia não possuir autonomia; sua função era complementar a economia metropolitana, sem poder estabelecer relações comerciais com outras nações além daquela que a dominava.
Os termos podem ser relacionados ao mercantilismo.