Em sua obra “O Leviatãn”, Thomas Hobbes apresentou uma interpretação sobre as origens da sociedade e do Estado por meio da metáfora do Contrato Social. Descreva as características do Estado de Natureza para Hobbes, aponte qual a principal finalidade do Contrato Social e da criação do Estado, assim como quais as liberdades e direitos de que os homens abrem mão em prol do poder Soberano
Respostas
Resposta:
Nascido na Inglaterra em 1588, Thomas Hobbes é um dos mais importantes pensadores da política moderna. Se pensamento se enquadra no grupo dos pensadores contratualistas, aquele grupo constituído por Hobbes, Locke e Rousseau, em que o objetivo era responder duas questões: Como as sociedades foram formadas e como devem ser governadas (qual é o fundamento do poder?).
Para Hobbes, antes do homens viverem em sociedade, eles viveram em uma situação (hipotética), denominada ‘estado de natureza’, em que o homem era sozinho e apenas se preocupava em satisfazer suas necessidades e desejos, além de defender seus direitos naturais, que são a vida e a liberdade. Afirma ainda que natureza humana é egoísta, ou seja, quer satisfazer seus desejos, mesmo que aquilo que queira pertença a outro homem. É nessa situação em que compreendemos a famosa frase “homini lupus homini” (o homem é o lobo do homem), justamente por que, pelo fato de sermos egoístas e entrarmos em conflito uns com os outros, somos uma ameaça constante uns ao outros. Dessa forma, inevitavelmente, a guerra se torna geral. Todos são ameaça a todos o tempo todo. A chamada "guerra de todos contra todos" (bellum omnia omnes).
Explicação: