Relacione o contexto econômico da Europa com a sua história industrial. Pode-se afirmar que: (A) A Europa, por ter sido pioneira na revolução industrial com a Inglaterra, além de ter participado diretamente nas duas revoluções que se seguiram, tornando o setor terciário o principal do continente. (B) Historicamente, a Europa se destacou pelo desenvolvimento industrial, mas após as guerras e com os danos causados pela mesma, o continente se tornou conhecido pelos produtos primários. (C) Após a primeira revolução industrial iniciada com a Inglaterra, o continente, que não possui um grande mercado consumidor, entrou em crise e não foi capaz de acompanhar as revoluções industriais que se seguiram. (D) O continente europeu participou de todas as revoluções industriais diretamente, porém a necessidade de atender as demandas do mercado externo trouxeram uma crise no setor energético europeu. (E) A industrialização tardia do continente fez com que as empresas criadas no continente buscassem outros países para se desenvolverem.
Respostas
A Revolução Industrial (1760-1840) iniciada na Inglaterra logo se espalhou por outras áreas da Europa, notadamente da Europa Ocidental: França, Países Baixos, Bélgica, norte da Itália e Alemanha Ocidental, conferindo ao continente europeu uma clara vantagem no quesito industrialização frente aos outros países do globo. Estados Unidos e Japão são as exceções de países não-europeus que se industrializaram mais ou menos na mesma época.
- Analisando as afirmativas:
A - CORRETO. A transição do setor secundário (industrial) para o terciário (comércio e serviços) é um processo comum em países desenvolvidos. Atualmente o setor terciário é o principal da economia europeia.
B - FALSO. O setor primário (matérias primas) continua sendo o carro chefe das economias não industrializadas de países nas Américas, África e Ásia, e não da Europa.
C - FALSO. Pelo contrário, a Europa continuou sendo o cenário propício para o desenvolvimento das atividades industriais das outras revoluções industriais.
D - FALSO. Não é possível apontar nenhuma crise energética considerável vivenciada na Europa pós-industrial.
E - FALSO. A industrialização foi tardia em países de outros continentes, caso do Brasil, e não dos países europeus.
- Então, pode-se afirmar que:
(A) A Europa, por ter sido pioneira na revolução industrial com a Inglaterra, além de ter participado diretamente nas duas revoluções que se seguiram, tornando o setor terciário o principal do continente.
Continue estudando em:
- Racionalização do trabalho no sistema capitalista
https://brainly.com.br/tarefa/19550235
Bons estudos!
Resposta:
(A) A Europa, por ter sido pioneira na revolução industrial com a Inglaterra, além de ter participado diretamente nas duas revoluções que se seguiram, tornando o setor terciário o principal do continente.
Explicação:
A Europa tem sua economia baseada no setor terciário, uma vez que, além de ser a pioneira na primeira revolução industrial participou diretamente nas revoluções que se seguiram, sendo assim, conquistou um vasto mercado consumidor interno e externo.
✨