1 – Faça uma redação de 20 linhas sobre a Ditadura Militar de 1964. Lembrando que toda redação necessita de Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Respostas
Resposta:
A ditadura militar no Brasil teve início com um golpe militar, no dia 31 de março de 1964, o regime militar durou 21 anos (1964-1985), e estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.O período da Ditadura Militar foi um dos mais tensos da história brasileira e ficou marcado pela falta de liberdade, pelo uso de tortura contra os opositores políticos e pela prática de terrorismo de Estado.
Foi iniciada com um golpe militar de 31 de março de 1964, tendo como principal objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista. O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. O Congresso Nacional empossou temporariamente o presidente da Câmara, o deputado Ranieri Mazzili, pois o vice-presidente encontrava-se em viagem à China.
Nos 21 anos da Ditadura Militar, o Brasil teve cinco presidentes militares e todos eles foram eleitos indiretamente, isto é, sem a participação da população no processo de escolha. O fato de a Ditadura Militar no Brasil ter tido “presidentes” e não apenas um ditador – como foi o caso chileno e o argentino – é sintomático da intenção original dos militares: eles queriam apresentar um ar de normalidade. Sendo assim, a “normalidade” era apenas uma fachada para esconder a real faceta da ditadura: autoritária e violenta. O jornalista Elio Gaspari inclusive chega a nomear a ditadura como uma “ditadura envergonhada”, uma vez que ela era autoritária, mas procurava mascarar seu autoritarismo para apresentar-se como democrática.
Apesar de 21 anos de ditadura, os militares sempre tiveram de enfrentar uma forte oposição na sociedade. Essa oposição manifestou-se na política, nas artes, no esporte etc. Desde o começo do regime, manifestações contra os militares aconteceram e foram violentamente reprimidas. O ciclo de 1964 a 1968 ficou marcado por manifestações gigantescas de estudantes e de trabalhadores.
Esse período também ficou marcado por oposição política, sendo o caso mais notório o da Frente Ampla.
A campanha fracassou e a eleição indireta foi mantida. Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.
RESUMO DO RESUMO:
A ditadura militar no Brasil teve início no ano 1964, estabelecendo a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.
A ditadura marcou muitas pessoas da história brasileira, como tambem no mundo, teve não só um ditador, mas também "presidentes" para sendo assim, a “normalidade” era apenas uma fachada para esconder a real faceta da ditadura: autoritária e violenta.
Foi um período o qual ficou marcado pela falta de liberdade, pelo uso de tortura contra os opositores políticos e pela prática de terrorismo de Estado.
Mas teve o seu fim com a eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.
Espero ter ajudado, trouxe um primeiro resumo somente para o caso de vc querer acrescentar algo a mais, qualquer coisa só chamar.
A produção textual será de caráter pessoal, porém, existem informações importantes que devem figurar o texto produzido. Dentre elas cita-se a tortura, a retirada de direitos e as formas de resistência praticadas no período.
A Ditadura Militar ficou conhecida por sua série de crimes cometidos contra a população brasileira, crimes estes que incluem tortura de adultos e crianças, estupros de prisioneiras, prisões arbitrárias e o desaparecimento e assassinato de diversos opositores.
No momento da Ditadura Militar no Brasil as reivindicações dos estudantes eram em defesa da democracia e pelo fim do regime militar. As manifestações também solicitavam o fim das prisões arbitrárias e das torturas, como as praticadas contra artistas e militantes estudantis.
Mesmo as manifestações mais pacíficas dos estudantes eram recebidas pelos militares de maneira agressiva, resultando na prisão e tortura de diversos manifestantes. Neste período também foram perseguidos artistas com trabalhos considerados impróprios pelo regime.
A maioria dos artistas que figuram no cenário da música popular brasileira foram militantes ativos na luta contra a ditadura, sendo muitas vezes perseguidos e exilados.
Este foi o caso de Chico Buarque, artista perseguido por sua peça de teatro Roda Viva e pela participação na Passeata dos Cem Mil, em protesto contra a ditadura militar.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11931609