O cloreto de potássio (KCl) é um sal amplamente utilizado na área médica, como repositor desse eletrólito no organismo, sendo adicionado por infusão venosa tanto em solução fisiológica (soro) como em solução glicosada (glicose). Esse sal pode ser obtido por reação química entre o cloro gasoso (Cl2) e o potássio metálico (K). Sobre essa reação, leia as afirmativas que seguem. Dados: Massas molares: K = 39g/mol; Cl = 35,5g/mol. I - A equação balanceada da reação de obtenção do KCl é descrita como: 2K(s) + Cl2(g) → KCl(s). II - A reação de formação do KCl é classificada como uma reação de análise ou decomposição. III - 1 mol de KCl corresponde a 74,5g de KCl. É correto o que se afirma apenas em: I e II. I e III. II. II e III. III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Olá!
II- KCl 2 → K+ + 2 Cl-
Essa é a reação balanceada, sendo assim, a afirmativa I está incorreta, pois o K não possui coeficiente estequiométrico igual a 2, apenas o Cl
II- Sim! O KCl se decompõe em K+ e Cl- como visto na reação acima. Uma reação de análise ou decomposição é aquela que uma substância s se transforma em duas estruturas mais simples. Logo, essa afirmativa está correta.
III- Para sabermos quanto vale 1 mol de KCl, basta somarmos as massas molares:
K= 39
Cl= 35,5
KCl 2= 39 + 35,5 (. 2)
1 mol de KCl= 110 mol
A afirmativa III, está incorreta
Assim, apenas a afirmativa II está correta :)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás