• Matéria: Filosofia
  • Autor: gelaskikaylaine
  • Perguntado 6 anos atrás

1 - (UECE-CE) Galileu Galilei, acusado de subverter a filosofia aristotélica, foi processado e condenado pelo Tribunal do Santo Ofício, e teve que abjurar de suas ideias em 22 de junho de 1633. Após 359 anos, o Papa João Paulo II, em seu discurso proferido para os participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências, em 31 de outubro de 1992, redimiu o cientista. Assinale a alternativa que indica uma das causas da condenação de Galileu. * 1 ponto A tese de que o universo é infinito e da existência de outros planetas, nos quais existiria vida inteligente. A interpretação de que a benção divina só é concedida para aqueles que têm fé, sendo tudo justificado por meio dela. A incompatibilidade do heliocentrismo com os critérios de interpretação da Sagrada Escritura. A ideia de que Deus, além de ser o organizador da natureza é, ao mesmo tempo, a própria natureza.


Halessandra: 1 - Como
Halessandra: 1- C // 2- Bom

Respostas

respondido por: MasterGE13
101

Resposta:

Letra C) A incompatibilidade do heliocentrismo com os critérios de interpretação da Sagrada Escritura.

respondido por: EduardoPLopes
15

É correta a alternativa C, já que o dogma católico na época era que a Terra era o centro do universo e todos os outros astros giravam ao redor dela, sendo todo este sistema um resultado do ordenamento que o próprio Deus havia feito no cosmos.

Esta interpretação  da Igreja se baseava em uma passagem do Antigo Testamento em que Deus "para" o Sol no céu, impedindo que anoitecesse. Como a Igreja não admitia qualquer contradição ao texto bíblico, as observações de Galileu foram vistas como heréticas, sendo ele perseguido e obrigado a abjurar (ou seja, negar) as suas teses para não ser punido com prisão ou até mesmo a fogueira.

Perguntas similares