• Matéria: História
  • Autor: leduardoss086
  • Perguntado 6 anos atrás

produzir uma síntese e resumo do documento apresentado por Boris Fausto​


MidoryaDeku: mais detalhes por favor

Respostas

respondido por: MidoryaDeku
2

Resposta:

BRASIL COLONIAL

– OS AIMORÉS SE DESTACAM PELA EFICIÊNCIA MILITAR E PELA REBELDIA;

– AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE EXPLORAÇÃO DO LITORAL BRASILEIRO SE BASEARAM NO SISTEMA DE FEITORIAS, ADOTADO NA COSTA AFRICANA;

– NENHUM REPRESENTANTE DA GRANDE NOBREZA SE INCLUIA NA LISTA DOS DONATÁRIOS, POIS OS NEGÓCIOS NA INDIA E NAS ILHAS ATLANTICAS ERAM MAIS ATRATIVOS;

– OS DONATÁRIOS NÃO PODIAM VENDER NEM DIVIDIR A CAPITANIA;

-Em 1558 A ARRECADAÇÃO PROVENIENTE DO BRASIL REPRESENTAVA APENAS 2,5 % DAS RENDAS DA COROA, ENQUANTO O COMERCIO COM A ÍNDIA CORRESPONDIA A 26%.

– AS POPULAÇÕES INDÍGENAS TINHAM MELHORES CONDIÇÕES DE RESISTIR DO QUE OS ESCRAVOS AFRICANOS;

– A CAPACIDADE PRODUTIVA DO NEGRO ERA BEM SUPERIOR A DO INDÍGENA;

– NO SÉCULO XVI, GUINÉ E COSTA DA MINA FORNECERAM MAIS ESCRAVOS E NO SÉCULO XVII EM DIANTE, AS REGIÕES AO SUL DA COSTA AFRICANA: CONGO E ANGOLA;

– OS NEGROS ERAM MENOS SUSCETÍVEIS AO CONTAGIO DE DOENÇAS; ENTRE 1550 E 1855 ENTRARAM PELOS PORTOS BRASILEIROS 4 MILHÕES DE ESCRAVOS, A MAIORIA DO SEXO MASCULINO.

Os GRANDES CENTROS IMPORTADORES FORAM SALVADOR E DEPOIS O RIO DE JANEIRO, CADA QUAL COM ORGANIZAÇÃO PROPRIA E FORTEMENTE CONCORRENTES. OS TRAFICANTES BAIANOS UTILIZAVAM O FUMO COMO MOEDA DE TROCA E ESTEVE SEMPRE MAIS LIGADA À COSTA DA MINA, GUINÉ E A GOLFO DE BENIN, NESTE ULTIMO CASO AOS MEADOS DE 1770, QUANDO O TRÁFICO DA MINA DECLINOU. O RIO DE JANEIRO RECEBEU SOBRETUDO ANGOLANOS E SUPERANDO A BAHIA APÓS A DESCOBERTA DO OURO E O CRESCIMENTO URBANO DO SEC XIX.

– A APLICAÇÃO MAIS CONSEQUENTE DA POLÍTICA MERCANTILISTA SÓ SE DEU EM MEADOS DO SÉCULO XVIII, SOB O COMANDO DE MARQUÊS DE POMBAL, QUANDO SEUS PRINCÍPIOS JÁ ERAM POSTOS EM DÚVIDA NO RESTO DA EUROPA;

– HOUVE NA COLÔNIA UMA FASE DE RELATIVA LIBERDADE COMERCIAL DE 1530 A 1571; NESTA DATA D SEBASTIÃO DECRETOU A EXCLUSIVIDADE DOS NAVIOS PORTUGUESES NO COMÉRCIO DA COLÔNIA.

APÓS O FIM DO DOMINIO ESPANHOL, COM A ACLAMAÇÃO DE D. JOÃO IV, SEGUIU-SE UMA FASE DE “LIVRE-COMÉRCIO”. COM POUCA REGULAMENTAÇÃO E AUSENCIA DE CONTROLE SOBRE O MERCADO COLONIAL.

A CRIAÇÃO DA COMPANHIA GERAL DO COMÉRCIO DO BRASIL NÃO IMPEDIU CONCESÕES FEITAS POR PORTUGAL À HOLANDA E ESPECIALMENTE À INGLATERRA. Em 1654. Cromwell impôs um tratado que garantia aos ingleses o direito de negociar com a colônia brasileira, exceto no tocante aos produtos monopolizados pela Companhia Geral de Comércio.

– O BRASIL COLONIAL NÃO FOI SÓ OURO NEM AÇUCAR;

– ORDENANÇA ERA FORÇA MILITAR LOCAL COMPOSTA DE HOMENS DE 18 A 60 ANOS, COM EXCEÇÃO DOS PADRES e FIDALGOS; As milícias eram tropas auxiliares, recrutadas, entre os habitantes das colônias para serviço obrigatório e não remunerado. O recrutamento forçado ai imperava.

– AS CÂMARAS MUNICIPAIS FORAM O ÚNICO ÓRGÃO QUE SOBREVIVEU POR INTEIRO E ATÉ SE REFORÇOU APÓS A INDEPENDÊNCIA;

desculpe estar muito longo


MidoryaDeku: espero ter ajudado
Perguntas similares