Respostas
Cuidados com a saúde do trabalhador geram benefícios para empresas e funcionários. Empresários têm se conscientizado sobre a importância do bem estar do funcionário para o aumento da produtividade e investido em programas especializados Mas, atualmente, a Saúde Ocupacional vai muito além da consulta para admissão, periódico e rescisão do contrato de trabalho. É importante que as empresas desenvolvam programas de longo prazo, de acordo com a rotina do funcionário, a partir de campanhas que fomentem a saúde. E cada vez mais os empregadores têm percebido que a promoção da saúde dentro das organizações gera benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador.
para a promoção e prevenção da saúde.
Para atender as demandas das organizações, as empresas de saúde têm se especializado. O programa de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Grupo Hermes Pardini, por exemplo, oferece soluções para que as empresas garantam o bem estar dos funcionários. Os pacotes oferecem desde programas de prevenção de danos para monitorar a saúde dos trabalhadores em situação de riscos - como aqueles expostos a produtos químicos, radiação, poeiras, carregamento pesado entre outros riscos - até ações para o controle de absenteísmo e para a promoção e prevenção da saúde a partir de ações voltadas para a qualidade de vida.
A prevenção de danos é focada em evitar que aspectos do trabalho interfiram na saúde dos funcionários. Os empregados, especialmente aqueles que trabalham em condições perigosas, como radiação, substâncias químicas, agrotóxicos, fumaças e poeiras intensas, ruído elevado, carregamento de peso etc, são avaliados periodicamente para monitorar os riscos a que estão expostos. "Isso possibilita a intervenção da empresa antes que ocorra alguma doença. Como exemplo, estão os técnicos de radiologia, que são examinados semestralmente para avaliar a dose de radiação a que foram expostos e exames de sangue para diagnosticar precocemente qualquer alteração na saúde", detalha Carlos.