7) Em princípio, a linguagem jornalística deve ser objetiva e impessoal, sem a manifestação da opinião do jornalista a respeito do assunto. Apesar disso, muitas vezes é possível notar certo posicionamento do jornalista pelas escolhas linguísticas que faz. Observe estes trechos da notícia em estudo:
."Um carro chegou a parar em cima do muro de uma casa"
."A tragédia só não foi maior em Paracatu de Baixo porque" .
"Muitas pessoas foram levadas ao abrigo improvisado para os desabrigados"
a. É possível perceber um posicionamento do jornalista em relação, ao fato noticiado? Se sim, qual?
b. Por meio de quais palavras ou expressões é possível inferir esse posicionamento?
c. Dê duas redações a cada um dos trechos destacados em uma, faça modificações para torná-lo mais neutro; na outra, para torná-lo mais explicito quanto a posicionamento.
Respostas
Resposta:
7)A) Pode - se afirmar que sim, o mesmo mostra - se indignado perante a situação.
B) No primeiro trecho, podemos observar a palavra chegou, no segundo, a palavra tragédia, e a expressão só não foi maior.
C) Pessoal :c
a) Sim. O jornalista demonstra indignação com a situação que vê.
b) As palavras "chegou" e "tragédia" e a expressão "só não foi maior".
c) Posicionamento mais neutro: "Um carro parou em cima do muro de uma casa" e "O evento ocorrido em Paracatu de Baixo foi nessa proporção porque". Posicionamento mais explícito: "O caso foi tão grave que um carro chegou a parar em cima do muro de uma casa" e "A tragédia em Paracatu de Baixo foi tão grave que" .
Jornalismo e a impessoalidade
Uma das características do discurso jornalístico é a impessoalidade. Isso pode ser visto em notícias, por exemplo. A necessidade de uma linguagem impessoal e objetiva vem do fato de o profissional precisar relatar os fatos e não a sua própria opinião.
Apesar disso, é comum percebermos marcas de subjetividade nas expressões de jornalistas, como ocorreu nos trechos que embasam essa questão. Isso faz com que as notícias sejam mais pessoais.
Saiba mais sobre notícias em: https://brainly.com.br/tarefa/27164245
#SPJ2