Respostas
Resposta:
PALADAR- A língua é um órgão sensorial e, ao mesmo tempo, muscular. Como órgão sensorial é o responsável pela detecção do gosto, textura, temperatura e, em componentes químicos irritantes no alimento.
Como órgão muscular, é responsável por ajudar a movimentar o alimento dentro da boca, iniciar a deglutição e na articulação das palavras durante a fala.
Gustação (ou paladar) é o nome que damos à sensibilidade gustativa, mediada pelos botões gustativos. São em torno 4000 unidades gustativas espalhadas no interior da boca, principalmente sobre a língua (75%).
tímpano transforma as vibrações sonoras em vibrações mecânicas que são comunicadas aos ossículos (martelo, bigorna e estribo).
Os ossículos funcionam como alavancas, aumentando a força das vibrações mecânicas e reduzindo sua amplitude.
É também através dos ossículos que o ouvido tem a capacidade de “ouvir mais” ou “ouvir menos”.
Esse controle é feito através de pequenos músculos que posicionam os ossículos em condições de transferirem toda ou apenas parte de energia mecânica recebida do tímpano.
Assim, quando ouvimos uma brecada violenta de um automóvel, instintivamente esperamos pelo barulho da batida, automaticamente os ossículos são posicionados para que ouçamos tal barulho com menos intensidade.
O último ossículo, o estribo, pressiona a janela oval do caracol. Aí as vibrações mecânicas se transformam em ondas de pressão hidráulica que se propagam no fluído que preenche o caracol.
Finalmente, as ondas no fluído são detectadas pelas células ciliadas que enviam ao cérebro sinais nervosos (elétricos) que são interpretados como som.
Explicação: