Respostas
Resposta:
livro: vidas secas
nacionalidade: brasileiro
O livro retrata a vida de pessoas que vivem no sertão brasileiro e o sacrifício delas para sobreviver. Tendo como tema a luta pela sobrevivência diante do flagelo da estiagem, o autor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua família.
Foi publicado em 1938 e aborda a problemática da seca e da opressão social no Nordeste do Brasil. Ao contrário dos romances anteriores, é uma narrativa em terceira pessoa, com o discurso indireto livre predominante, com a finalidade de penetrar no mundo introspectivo dos personagens já que esses não têm o domínio da linguagem necessária para estabelecer a comunicação.
O romance tem um caráter fragmentário. São "quadros", episódios que acabam se interligando com uma certa autonomia. Como coloca o crítico Affonso Romano de Sant'Anna: "Estamos sem dúvida, diante de uma obra singular onde os personagens não passam de figurantes, onde a história é secundária e onde o próprio arranjo dos capítulos do livro obedece a um critério aleatório".[1]
Os principais personagens são: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais Velho, Menino mais Novo, a cachorra (Baleia) e o papagaio, que a família come para aliviar a fome.
Resposta:
Explicação:
O PEQUENO PRÍNCIPE
O Pequeno Príncipe” é uma obra literária do francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos.
O título original em francês é “Le Petit Prince”, mas no Brasil é traduzido como “O Pequeno Príncipe” e em Portugal como “O Principezinho”.
“O Pequeno Príncipe” é uma das obras da literatura mais traduzidas do mundo, e foi publicada em mais de 220 idiomas e dialetos. Além disso, é o terceiro livro mais vendido do mundo.
Além de escrever, as ilustrações da obra também foram feitas por Antoine de Saint-Exupéry. O livro já foi adaptado diversas vezes, tanto no cinema quanto em espetáculos teatrais e musicais.
O livro, a princípio, era direcionado às crianças, mas é marcado por seu teor filosófico e poético que crianças podem não compreender. Desta forma, atualmente é uma obra lida por muitos adultos.
Personagens
Cada personagem simboliza algo dentro da história. Então, junto com a descrição do personagem, há também frases impactantes de cada um.
O Pequeno Príncipe
É o protagonista da obra, uma criança que veio de um asteroide e viaja pelo universo. De todas as viagens que já fez, na Terra é a primeira vez que tem contato com os adultos.
Ele fica espantado com a incoerência e contradições dos adultos. Na obra, ele representa a esperança, o amor e a criança que há dentro de cada adulto.
Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.
O Piloto
É o narrador da história e assume o papel de protagonista juntamente com o Pequeno Príncipe. Quando criança, sonhava em ser artista, mas foi desencorajado pelos adultos.
É o desenhista da história, o que faz ele perceber que a sua visão de mundo se aproxima da visão de uma criança.
O Piloto é a prova de que nunca é tarde para ir atrás dos sonhos e a busca no deserto representa a importância de aprendizagem por meio da exploração pessoal.
As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou fechadas.
A Raposa
É um personagem que aparece repentinamente e misteriosamente estabelecendo uma amizade com o Pequeno Príncipe.
A raposa é sábia e atua como tutora, ensinando lições valiosas para o Pequeno Príncipe, mesmo ela pedindo para ser domada por ele.
A Raposa ensina que cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade, por um amor, por um amigo, e pelo que conquistamos em nossa vida profissional e pessoal.
Além disso, ensina ao príncipe que o amor implica responsabilidade, e isso faz com que ele valorize mais Rosa.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
A Rosa
A Rosa é o objeto de amor do Pequeno Príncipe, mas ela tem um comportamento melodramático e orgulhosa.
A sua atitude contraditória, faz com que o Príncipe parta em viagem. E as memórias que tem delas, faz com que ele sinta saudade e tenha vontade de regressar ao seu planeta.
A rosa representa o amor que deve ser cuidado e cativado. Ela apresenta características bem humanas, tanto as boas quantos as más.
É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
O Carneiro e a Caixa
O Pequeno Príncipe pede ao Piloto para desenhar um carneiro, mas não fica satisfeito com desenho. Então, o Piloto desenha uma caixa e afirma que dentro dela vivia um carneiro.
A caixa representa o poder da imaginação, pois ela supera o conhecimento, não tem limites e impulsiona novas descobertas.
O Pequeno Príncipe fica preocupado que o carneiro coma a sua Rosa. Então, o Carneiro simboliza a dualidade da entrada do amor, ou seja, o prazer do amor, mas também o sofrimento que pode vir junto.
Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer.
A Serpente
É o primeiro personagem que o Pequeno Príncipe encontra na Terra. A serpente que o informa que no deserto não há pessoas. Embora fale sempre por enigmas, é o personagem mais franco de toda a história.
É possível um paralelo com a serpente bíblica que convenceu Adão e Eva a comer o fruto proibido, expulsando-os do Éden.
A Serpente simboliza a morte, e é a responsável por enviar o Pequeno Príncipe à sua casa por meio de sua mordida venenosa.
Mas sou mais poderosa do que o dedo de um rei.
O Rei
O Rei é o primeiro dos “donos do mundo” que o Pequeno Príncipe encontra no primeiro planeta que ele visita. O Rei acha que tudo e todos são seus súditos e que pode controlá-los.
O Rei tenta fazer com que o Pequeno Príncipe fique no seu planeta, mas não consegue. Após a sua partida, o Rei o nomeia embaixador.
Mesmo sendo mandão, o Rei possui um coração bom e ensina com sabedoria que cada um pode dar aquilo que tem.
É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.