• Matéria: Português
  • Autor: Angela301
  • Perguntado 9 anos atrás

No livro “História Concisa da Linguística”, Barbara Weedwood afirma:



Pensa-se frequentemente na história da linguística como uma disciplina muito nova. Afinal, a própria linguística só se estabeleceu em sua forma atual há algumas décadas. Mas as pessoas vêm estudando a linguagem desde a invenção da escrita e, sem dúvida, muito antes disso também. Como em tantos outros campos, o uso e, em seguida, o estudo da língua com finalidades práticas precedeu o processo de reflexão da análise científica. Na Índia antiga, por exemplo, a necessidade de manter viva a pronúncia correta dos textos religiosos ancestrais levou à investigação da fonética articulatória, enquanto na Grécia clássica a necessidade de um vocabulário técnico e conceitual para ser usado na análise lógica das proposições resultou num sistema das partes do discurso que acabou tendo um desenvolvimento que ultrapassou em muito as exigências imediatas dos filósofos que primeiro sentiram a necessidade de tais categorias. (WEEDWOOD, 2004, p.17)



Já no livro “A Vertente Grega da Gramática Tradicional”, Maria Helena de Moura Neves afirma o seguinte:



Bem cedo se verifica, na história do pensamento grego, uma grande atenção dada à consideração dos fatos de linguagem. Muito antes de a gramática ser pensada como uma disciplina intelectual e mesmo bem antes de ela emergir dentre a massa do pensamento filosófico, encontramos uma riqueza muito grande na experiência grega da linguagem. (NEVES, 2005, p.19)



A partir dos dois fragmentos acima, escreva um comentário que explicite a importância da Grécia aos estudos da linguagem.

Respostas

respondido por: Edvania2015
3
Estou a procura dessa resposta aqui e tenho ate as 23:59 para entregar. Você já tem a resposta?
Perguntas similares