Considerando o contexto de pandemia Covid-19, a reportagem publicada em 10 de julho de 2020, no G1 – São Paulo, chama atenção, ao afirmar que Alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos enfrentam dificuldades de adaptação à rotina de estudos durante pandemia. Em tal reportagem, destaca-se que além dos desafios psicológicos e tecnológicos da educação em tempos de pandemia, os jovens e adultos sentem falta das interações, o que nos fazem refletir sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos.Levando em consideração a leitura do texto indicado e o seu conhecimento sobre a temática, responda: Quais são as especificidades da Educação de Jovens e Adultos? Considerando o contexto da pandemia Covid-19, quais são os limites e as possibilidades da Educação de Jovens e Adultos?
Respostas
Resposta:
A educação profissional de jovens e adultos deve ser o espaço que possibilite a criação de novos conhecimentos que vão de encontro com que cada sujeito traz marcado nas vivências e nas experiências proporcionando a integração das especificidades que exige a qualificação do trabalho, à ciência e a tecnologia. O desafio se perfaz a medida que o objetivo da educação atual é atender o sistema emergente, então se faz necessário uma aprendizagem conjunta, criativa, participativa que possibilite os jovens e adultos construírem, gradativamente, sua autonomia, passando a atuar criticamente na direção de superar as contradições e sendo capaz de agir nos espaços e modificar a sociedade desumanizadora.
Explicação:
Resposta:
Dentre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, pode-se citar:
condição de trabalho;
dificuldade de absorção do conteúdo.
Os alunos do EJA tendem a ser pessoas que não tiveram tanto oportunidade de estudo em tempos passados, que recorrem a educação, mas que não possuem tanto tempo para estudo e nem tem o hábito de estudar.
Essa ação faz com que se tenha uma tomada de decisão diferente no EJA, visto que os alunos devem despertar o interesse no processo de ensino e aprendizagem para efetivar sua prática.
Dentre os limites e as possibilidades da Educação de Jovens e Adultos, pode-se citar:
nova concepção de ensino-aprendizagem;
interação na sociedade letrada.
Espero ter ajudado
bom estudos!
Explicação: