Respostas
Olá, tudo bem? Espero que sim!! :)
Vamos lá!
Resposta:
Desde o nascimento até o envelhecer, o corpo sofre diversas transformações. Na adolescência, meninos e meninas vão se tornando gradativamente, maduros sexualmente, ou seja, capazes de se reproduzir.
O início e o fim da adolescência variam muito de pessoa pra pessoa, mas em geral compreendem o período que vai dos 10 aos 19 anos de idade.
A puberdade é o período de transição entre infância e adolescência, no qual ocorre o amadurecimento dos órgãos sexuais, que se tornam aptos para a produção de células sexuais, ou gametas. O início da puberdade também é variável de pessoa para pessoa.
As alterações físicas
Na adolescência, o corpo sofre as mudanças mais perceptíveis. Essas mudanças podem começar em idades diferentes para cada um. É comum que um jovem pareça fisicamente mais “adulto” do que outro na mesma idade.
No início da puberdade, as meninas tendem a ser mais altas do que os meninos, mas, quando eles atingem cerca de 14 anos, em geral já se igualaram ou superaram as meninas em altura.
Em média, as meninas atingem a altura aproximada de adulto aos 17 anos, e os rapazes continuam crescendo até por volta dos 19 anos.
Os pelos aparecem em maior quantidade na adolescência. Crescem pelos pubianos, ou púbicos, ao redor dos órgãos sexuais externos e nas axilas. Nos meninos podem surgir também pelos no peito e faciais (barba e bigode).
Nas garotas, há o desenvolvimento das mamas e ocorre a primeira menstruação. A principal função das mamas é produzir o leite que será usado, após a gravidez, para alimentar o bebê.
É comum, na adolescência, que uma mama cresça mais que a outra. Com o tempo, o tamanho das mamas tende a se igualar. Os quadris das meninas alargam-se e seu corpo adquire formato mais curvilíneo.
Nos meninos, os ombros ficam mais largos, há aumento da massa muscular, e o pênis e os testículos se desenvolvem. Além disso, a voz dos meninos se modifica, tornando-se mais grave.
Espero ter ajudado e sucesso nos estudos!! c;