• Matéria: História
  • Autor: fatimavasquess2
  • Perguntado 6 anos atrás

Sobre os teóricos do absolutismo fale sobre eles e suas obras em destaque. a) Nicolau Maquiavel – O Príncipe b) Thomas Hobbes - Leviatã c) Jacques Bènigne Bossuet - Política Segundo a Sagrada Escritura

Respostas

respondido por: tucathur
12

Resposta:

a)- Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu no período renascentista e escreveu o livro intitulado O Príncipe, dedicado a Lourenço de Médici. Nessa obra, o autor sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder. O mais complexo para um soberano, na visão de Maquiavel, era a manutenção do poder de um rei. Essa foi a principal obra de Maquiavel

b)-Nascido na Inglaterra em 1588, Thomas Hobbes é um dos mais importantes pensadores da política moderna. Seu pensamento se enquadra no grupo dos pensadores contratualistas, aquele grupo constituído por Hobbes, Locke e Rousseau, em que o objetivo era responder duas questões: Como as sociedades foram formadas e como devem ser governadas.

Leviatã" de Hobbes: o rei absoluto com uma armadura formada pelos seus súditos, causando temor pela espada e dominando toda a paisagem. Detalhe do texto escrito em latim: "Non est potestas super terram quae comparetur ei", que pode ser traduzido livremente "Não há poder na Terra que se compare a ele".

c)- Nessa obra ele desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual, qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa. Em contrapartida, o soberano deve governar seus súditos como um pai, à imagem de Deus, sem se deixar afetar pelo poder.

Jacques Bossuet (1627-1704) foi um bispo e teólogo francês, um dos maiores teóricos do absolutismo. foi uma das personalidades mais influentes em assuntos religiosos, políticos e culturais da França na segunda metade do século XVII. Foi considerado o maior de todos os oradores sacros. É um dos grandes vultos do Classicismo francês.

Explicação:

Espero ter te ajudado jovem!!


fatimavasquess2: obrigado
tucathur: De nada mestre!
respondido por: gabryellahelena15
3

Resposta:

A criação do Estado Absolutista está usualmente vinculada às transformações que marcaram a Europa durante o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Nesse sentido, diversos historiadores apontam a crise do poder nobiliárquico e os interesses da burguesia comercial enquanto dados fundamentais que viabilizaram a ascensão dessa nova experiência política.

No entanto, não são apenas as questões políticas e econômicas que unicamente sustentaram os poderes exercidos pelo rei. Diversos pensadores se esforçaram em refletir sobre esse novo tipo de governo. Entre outras questões, se preocuparam em arquitetar quais medidas, comportamentos e valores seriam mais bem empregados na manutenção do poder real. De fato, pensar a estabilidade de um governo concentrado nas mãos de um indivíduo exigiu resposta a uma gama de problemas.

De forma geral, os teóricos do absolutismo surgiram em um momento posterior à formação de diversas monarquias nacionais. Geralmente, ou teciam suas perspectivas com base em experiências e conflitos vividos no interior de determinadas monarquias ou legitimavam o poder real por meio de uma análise comparativa entre as diferentes formas de governo já experimentadas. Além disso, contaram com a ascensão da imprensa para que tivessem suas idéias lançadas ao público.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares