moral e benefício- Muitos filósofos que refletiram sobre as questões éticas acreditam que o indivíduo que age de forma moralmente correta é recompensado com alguma forma de benefício. Reflita sobre esse tema e responda: a ação moral deve sempre ter em vista alguma forma de benefício? Que tipo de benefício poderia resultar da conduta moralmente correta?Justifique. *
Respostas
Resposta:
Tal como Kant demonstrou na analise dos juízos, o juízo categórico, que é o máximo da ação ética, deve-se fundamentar em si mesmo e não visar os benefícios colhidos. A moral é dever e o dever implica em realizar a ação por ela ser correta, invariante ao contexto. O beneficio conquistado pode vir a ser um bom capital social, tal como sugere Pierre de Bourdieu na teoria dos Capitais.
Explicação:
Não, a moral não deve ser vista apenas como forma de aquisição de benefício, ou seja, o indivíduo age moralmente porque isso faz parte de sua personalidade, pois sabe que se trata da opção mais adequada, porém, o benefício que ele poderia colher compreenderia a manutenção da harmonia social, já que agiria de acordo com o que mandam as normas.
Moral x benefícios
A moral por si só já seria benéfica, tendo em vista que exprime que aquele que a pratica preza pelas constituições sociais e entendeu o que se mostra mais adequado de fazer em dada cultura, é por essa razão que os comportamentos vistos nas igrejas são diferentes daqueles vistos em uma boate.
Aprenda mais sobre os preceitos de moral: brainly.com.br/tarefa/20836905
#SPJ2