1 – Pesquise na internet sobre os biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal. Cite as principais características da vegetação, relevo e hidrografia de cada um destes três biomas. Cite também exemplos de espécies da fauna e flora típicos de cada um destes biomas.
Respostas
Resposta:
Cerrado é constituído por árvores relativamente baixas (até 20 metros), esparsas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e uma vegetação baixa constituída, em geral, por gramíneas. Também podem ser encontradas outras formações vegetacionais no cerrado. Dentre os variados tipos de cerrado registramos: cerrado campo limpo, campo sujo, aberto, strito senso, fechado e outros.
região da Caatinga compreende uma área aproximada de 735.000 km2. Este bioma é dominado por um dos poucos tipos de vegetação cuja distribuição é totalmente restrita ao Brasil. A região possui um considerável número de espécies endêmicas. Das 596 espécies arbóreas e arbustivas registradas, 180 são endêmicas.
A caatinga é denominada por tipos de vegetação com características xerofíticas – formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa – com extratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (3 a 7 metros de altura), caducifólias (folhas que caem), com grande quantidade de plantas espinhosas.
Pantanal
O Pantanal, a maior planície inundável do mundo, cobre uma extensão de aproximadamente 365.000 quilômetros quadrados entre Bolívia, Paraguai e Brasil.
O Pantanal possui ecótonos, tanto com o Cerrado como a Amazônia, onde podem ser encontradas fisionomias destes dois ecossistemas nas terras não alagáveis, proporcionando grande diversidade da fauna e da flora. Um dos aspectos mais interessantes é a alta densidade de muitas espécies dos grandes vertebrados brasileiros; esta, não é encontrada em nenhum outro lugar do continente.
Relevo
O relevo brasileiro pode ser classificado da seguinte forma:
- Planalto: formado a partir de erosões eólicas (pelo vento) ou pela água
- Planície: como o próprio nome já diz são áreas planas e baixas. As principais planícies brasileiras são as planícies Amazônica, do Pantanal e Litorânea
- Depressões: resultado de erosões.
Hidrografia
- Rica em rios e pobre em lagos
- Os rios brasileiros dependem das chuvas para se “alimentarem”. O Rio Amazonas embora precise das chuvas ele também se alimenta do derretimento da neve da Cordilheira dos Andes, onde nasce
- A maior parte dos rios é perene (nunca seca totalmente)
- As águas fluviais deságuam no mar, porém podem desaguar também em depressões no interior do continente ou se infiltrarem no subsolo
- A hidrografia brasileira é utilizada como fonte de energia (hidrelétricas) e muito pouco para navegação.
A última não sei.