Segundo Dalton, o átomo era uma esfera maciça, indivisível, homogênea e de massa e volume que variavam de acordo com o elemento químico. Essa argumentação é válida nos dias atuais? A produção da bomba atômica ajudou a derrubar essa teoria?
Respostas
Resposta:Em 1803, John Dalton propôs uma teoria: O átomo é uma esfera maciça homogênea indestrutível é de carga elétrica neutra essa é chamada de teoria atômica de Dalton
Explicação:
Resposta:
Não, a visão de Dalton é vista como ultrapassada atualmente. Hoje em dia a visão de átomo é dada como: um núcleo denso e de carga elétrica positiva cercado por nuvens eletrônicas onde habitam os elétrons.
Dalton, assim como os filósofos Demócrito e Leucipo, acreditava que o átomo era indivisível, porém a descoberta de partículas subatômicas (partículas menores do que o átomo, como elétron, nêutron e próton) refutou a visão de um átomo indivisível.
Com a descoberta de isótopos (elementos químicos iguais como massa diferentes), a visão de Dalton de que todo átomo de um mesmo elemento é exatamente igual foi refutada tbm.
O experimento de Rutherford com partículas Alpha refutou a visão de um átomo maciço, sendo o experimento que refutou o átomo de Thomson e de Dalton.
A bomba atômica ajuda a negar a visão atomística de Dalton sim, pois as bombas de Fissão nuclear são formadas por elementos radioativos, que são elementos tão instáveis que seus núcleos atômicos se destroem formando elementos químicos mais leves (ou seja, átomo não é indivisível ou indestrutível como sugeria Dalton).
O único postulado de Dalton ainda considerado válido é que reações químicas são rearranjos de átomos sem que a identidade de cada átomo individual seja perdida (que é o que explica as Leis ponderais)