• Matéria: Português
  • Autor: pierregiovanimg
  • Perguntado 6 anos atrás

Machado de Assis, embora considerado um escritor que trabalhou uma ideologia muito mais evoluída, uma vez comparada a dos outros representantes que pertenceram à época realista, deixou algumas “pegadas” que tão bem evidenciaram os rumores de um novo tempo, tempo esse em detrimento, sobretudo aos moldes românticos. Procure, dessa forma, evidenciar algumas dessas características. *

Sua resposta:


Respostas

respondido por: thaisduarte89
22

Explicação:

eu acho que é isso,de nada

*RESPOSTA*

Entende-se por "realismo literario" um estilo de escrita que toma a realidade como principio orientador de criaÇao artistica por meio da palavra. Neste sentido, o realismo pode ser percebido em texto de qualquer época, desde as primeiras manifestaÇoes da humanidade até hoje; mas, como movimento relativamente organizado, comeÇou na segunda metade do século XIX, na FranÇa, difundindo-se por todos os paises da Europa, com oposiÇao declarada, ou nao, ao sentimento romantico.Ao contrario do gosto da alta burguesia, interessada no jogo vazio das formas artisticas (a "arte pela arte"), motivou-a uma arte voltada a soluÇao dos problemas sociais, isto é, uma arte "engajada" de "compromissos", que se colocava também contra o tradicionalismo romantico e procurava incorporar os descobrimentos cientificos de seu tempo. O naturalismo é uma espécie de prolongamento do realismo.

respondido por: camiladalbello8
7

Resposta:

No intuito de discorrer acerca da questão levantada, torna-se imprescindível ressaltarmos que entre os estilos de época, ou as escolas literárias, os posicionamentos por meio delas firmados tendem a se contrapor ou, raras as vezes, complementar-se. Partindo desse princípio, afirmamos que o Realismo, materializando-se enquanto estética, representou uma verdadeira inovação, uma vez comparada ao que tanto preconizou o estilo romântico. A figura da mulher, sobretudo na voz de Flaubert e Eça de Queiróz, evidenciou-se mesmo como uma espécie de desmitificação, haja vista que ela, considerada como ser humano, concebeu-se como alguém passível de falhas, aspecto esse materializado pelo adultério.

No caso de Machado, no conto “Uns braços”, podemos plenamente constatar essa questão, já não falando em outras obras dele, renomadas por sinal. Dessa forma, temos que o Realismo procurou explorar de forma ímpar a questão do psicológico do ser humano, ser esse dotado de falhas, de imperfeições – algo que jamais seria retratado em outras estéticas passadistas.

Perguntas similares