Respostas
Se abaixe. Depois, procure uma cobertura segura o mais rápido possível (vá rolando, se tiver que fazer isto). Embora não seja o único método de se proteger dentro de casa durante um terremoto, é o método mais indicado pela Cruz Vermelha (se você não conhece esta instituição, trata-se de um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários).
Procure um local seguro e coberto. Vá para debaixo de uma mesa resistente ou qualquer outra peça de mobiliário que possa servir como uma cobertura segura. Se possível, fique longe de vidros, janelas, portas exteriores e paredes. Como tudo pode cair neste momento, como luminárias ou móveis, é muito importante que você se proteja. Se não houver uma mesa ou balcão por perto de você, cubra seu rosto e cabeça com os braços e agache-se em um canto interno do edifício.
Fique dentro de casa até que seja seguro sair. As pesquisas mostram que a maioria dos acidentes acontece quando as pessoas tentam mudar de local ou quando se juntam às multidões que tentam sair de um estabelecimento.
Espere um pouco. O solo pode continuar sentido o abalo e detritos podem cair do teto, ou de qualquer outro canto da casa. Por isso, fique quietinho em qualquer local seguro que você tenha alcançado e aguarde a agitação diminuir. Se você for incapaz de encontrar uma cobertura, continue mantendo a cabeça protegida com seus braços e mantenha-se agachado.
Se você estiver na cama enquanto um terremoto ocorrer, fique nela. Segure-se e proteja sua cabeça com um travesseiro - a menos se você esteja sob uma luminária pesada que possa cair - nesse caso, vá para o lugar seguro mais próximo.