Qual a relação que se estabelece entre o espaço cênico (local onde ocorre a cena teatral) e a ação (história que é contada)
no espetáculo teatral? De que maneira o espaço influencia a ação e vice-versa? Cite exemplos atuais ou dos séculos
passados que ilustrem a relação entre estes elementos.
me ajudem pfv
Respostas
Resposta:
Mais a baixo!
Olá meu caro nobre! tudo beleza?
Espero que você tenha aprendido com esse estudo e resposta!
Aproveita e me segue no Instagram!
@gabrielurbano__of!
Resumo:
Abordo a produção contemporânea de teatro musical no Brasil, no que tange ao ethos, pensamento e discurso dos profissionais envolvidos com a construção de uma identidade nacional a partir da arte, em meio à recepção da cultura estrangeira. Nos anos 2000, as superproduções musicais se consolidaram no país como nicho de mercado e sucesso de bilheteria. Entrevisto parte da equipe de Os Saltimbancos Trapalhões, peça da dupla Möeller e Botelho em cartaz no Rio de Janeiro, para observar o “pensar” e “fazer” teatro musical no contexto sócio-comunicativo de um espetáculo de grande porte. Exploro as manifestações de teatro musicado no mundo – passando por ópera, opereta e vaudeville – e no Brasil – em que teatro de revista, peças de protesto, versões da Broadway e produções genuinamente brasileiras constituem eixos paradigmáticos.
Palavras-chave: musical; teatro; Broadway; vaudeville; ópera; opereta; revista; protesto; superprodução; entrevista.
2. Introdução
Este trabalho tem por finalidade investigar o movimento de uma arte milenar e variável: o teatro musical. Fluente em seus desdobramentos, o tema encontra-se aqui dividido em cinco capítulos, com os quais pretendo explorar parte da dinâmica desse gênero teatral tão característico. Devido aos limites de tamanho, tempo e pesquisa para uma monografia, optei por restringir o estudo a polos de cultura da história ocidental – como Estados Unidos, França, Itália e Inglaterra – e ao Brasil, sobre cuja questão específica discorrerei mais adiante.
Há cerca de dois milênios e meio, floresciam na Grécia antiga as primeiras manifestações de teatro musicado no Ocidente de que se tem conhecimento. O drama era inicialmente amparado pela música, através de performances que misturavam dança e canto coral em louvor aos deuses do Olimpo. Durante o Império Romano, o teatro grego resistiu a modificações espaciais e contextuais, até que na Idade Média viveu um hiato na Europa por conta do posicionamento proibitivo da Igreja Católica. A partir do século XV, subgêneros como Comédia Dell’Arte, ópera e opereta despontaram em território europeu, ao passo que o vaudeville no século XIX constituiu uma ponte entre o que fora criado na Europa e a cultura de musicais que viria a ser solidificada na América do Norte.