Analise as afirmativas abaixo:
I. A filosofa contemporânea desde o século XIX se fundamenta nos conceitos da história e da filosofia de Hegel pelas ideias de totalidade e de processo, sendo o homem um ser histórico, assim como a sociedade. Isto traz como uma das consequências a ideia de progresso e consagra a visão crítica diante das bases morais da sociedade ocidental, da religião e os abusos da própria ciência.
II. De acordo com Immanuel Kant, sem liberdade, não pode haver virtude e, sem esta, não existe a moral, nem pode haver felicidade dos povos, porque também não pode haver justiça.
III. Os ceticistas declaram não crer em nada, porém há uma controvérsia que é criticada por alguns filósofos, visto que, se fossem realmente céticos, duvidariam até da própria afirmação de que em nada creem.
IV. De acordo com os teóricos defensores da ética valorativa, para ser bom, não basta apenas saber o que é a bondade, pois, só algum grau de coerção é capaz de evitar que o homem seja mau.
V. Morais situacionais e relativistas são as que se recusam a construir a moral sobre um princípio absoluto, seja ele o fim último ou o dever.
Todas as afirmativas estão corretas, exceto:
A - Somente a IV.
B - III, IV e V.
C - III e V.
D - IV e V.
Respostas
Resposta:
somente a IV
Explicação:
Analisando as alternativas abaixo, todas as alternativas estão corretas, exceto a IV - A
I - Para Hegel, toda ideia (tesis) pode ser confrontada por outra ideia contrária (antítese). Da discussão entre tesis e antíteses surge a síntese, que são ideias aperfeiçoadas. É a partir desse modo de contestação que a filosofia contemporânea se baseia, criticando o cientificismo moderno e as estruturas racionais.
II - Para Kant a liberdade é fundamental para o pensamento. A virtude é a liberdade e para ter noção de moral, é preciso ter virtude. E todos estes conceitos contribuem para o bem comum, felicidade dos povos, justiça.
III - Correta, os ceticistas em nada acreditam, mas afirmar que não acreditam em algo é acreditar.
IV - A ética valorativa diz que o dever é construído pensando nos valores e não de um jeito subjetivo, mas direto. Não tem a ver com a capacidade do homem ser mau ou não.
V - Correta, para eles a moral é construída de acordo com a situação, a construção é relativa.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/46125951