• Matéria: História
  • Autor: ajudaai8310
  • Perguntado 6 anos atrás

As mais antigas pinturas em cavernas conhecidas datam de c. 30000 a.C. Seu significado permanece desconheci- do, mas talvez tivessem uma função religiosa ou mágica. Os artistas optavam por representar o mundo que viam ao seu redor e frequentemente retratam animais, às vezes formas quase humanas e, em alguns casos, sinais abstratos que talvez tivessem um significado espiritual.
FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Tradução: Paulo Polzonoff Jr. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 17.
O texto refere-se à arte “pré-histórica”, conceito ainda hoje muito debatido por teóricos e historiadores. Em relação à pesquisa e estudo dessa arte,
a os objetos e registros pré-históricos nos permitem compreender melhor a cultura dos povos que os produziram, bem como suas ideias e necessidades.
b o apelo estético passou a ser considerado no estudo da arte a partir das obras do Renascimento, período de grandes transformações artísticas e culturais.
c seu papel enquanto comunicadora e responsável por transmitir dados e informações sobre uma dada cultura e época surgiu por meio de arqueólogos.
d a ausência de complexidade na definição do termo arte mantém predominantemente inalterada a sua classificação desde os registros pré-históricos.
e o trabalho dos arqueólogos tem sido um empeci- lho para as pesquisas dos historiadores da arte, que buscam melhor entender determinados povos e culturas de períodos variados.

Respostas

respondido por: gabrieldurantt
1

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

As pinturas rupestres como são chamadas, auxiliam muito hoje em dia para tentarmos compreender nem que seja um pequeno aspecto da vida dos primeiros humanos no planeta. A maioria dessas pinturas retratavam uma caça, ou algum fato do dia a dia dessa sociedade.

Perguntas similares