Fundamentado em experiências de condutividade elétrica, o químico Svante Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1887, as definições sobre ácidos e bases. Conhecendo essas definições podemos afirmar que, segundo Arrhenius, o íon responsável pelas propriedades dos ácidos é? *
1 ponto

a)

b)

c)

d)
Respostas
Resposta:
1) a
2) d
Explicação:
É necessário ter o íon hidrogênio (H⁺) ao se dissociar em meio aquoso (Alternativa A).
Segundo o Químico sueco Svante August Arrhenius, após seus experimentos, ácido é todo composto que, quando dissolvido em água, irá gerar íons hidrogênio (H⁺) no meio como único cátion, modificando somente o anion presente.
É isso que confere aos ácidos características como sabor azedo, baixo pH e capacidade de remover camadas, sendo usado em limpezas de superfícies.
2. A alternativa correta é a D (B, C, A, D, D, C).
Segundo a teoria de Brønsted-Lowry, ácido é todo composto capaz de doar prótons, que continua sendo o íon hidrogênio, e base é todo composto capaz de receber prótons (OH⁻).
Já para Lewis, ácido é toda especie química que necessita de um par de elétrons (eletrófilo) e base é toda especie capaz de emprestar um par de elétrons (nucleófilo).
Espero ter ajudado!
1 ponto
a) Os Francos também são um dos povos germânicos.
b) A trajetória dos Francos até o poder está repleta de lendas e mitos.
c) Clóvis foi o primeiro chefe tribal germânico a realizar a unificação das tribos francas, que eram governadas por vários chefes guerreiros.
d) Os francos não são considerados muito importantes para construção da sociedade europeia.