• Matéria: Português
  • Autor: boschettivanessa81
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Considere a palavra “abusufrutos” e assinale a opção que descreve o processo de formação empregado nesse neologismo. * 1 ponto a) Composição prefixal (abuso+frutos). b) Composição por aglutinação (abuso+frutos). c) Derivação sufixal (abuso+frutos). d) Justaposição (abuso+frutos). 2) Considere a palavra “pseudopersonagem” e assinale a opção que descreve o efeito de sentido desse neologismo. * 1 ponto a) O neologismo é formado por derivação prefixal. b) O efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção. c) O efeito de sentido do neologismo é engraçado, ao passo que o personagem deveras existiu e morava em Minas Gerais, em uma cidade sertaneja à beira do rio São Francisco. d) O efeito de sentido é cômico, uma vez que Jó Joaquim é um personagem inventado pela ficção, e está enamorado de uma mulher casada, amada por seu marido, que é ciumento e conhecido pelo violento perigo.


alexandrefornaroli: Alguem reponde
samarafrancodecarval: certinho
samarafrancodecarval: 1b 2b

Respostas

respondido por: arleineila2
196

Resposta:

1-B

2-B

Explicação:

Classroom

respondido por: jalves26
12

1) O processo de formação empregado nesse neologismo é:

b) Composição por aglutinação (abuso+frutos).

> A palavra "abusufrutos" é formada pela junção das palavras abuso e frutos. Como houve alteração nos fonemas, temos aglutinação.

2) A opção que descreve o efeito de sentido desse neologismo é:

b) O efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção.

> A palavra "pseudopersonagem" é um neologismo, pois essa palavra foi inventada pelo autor para expressar ironia em relação ao personagem.

Perguntas similares