Respostas
Estilística é o ramo da linguística que estuda as variações da língua e sua utilização, incluindo o uso estético da linguagem e as suas diferentes aplicações dependendo do contexto ou situação.
Resposta:
Características estilísticas são mesmo que o estilo desta escola literária. Por exemplo : O Romantismo busca mostrar o lado emocional, define a mulher com características boas sempre. O naturalismo procura buscar e mostrar a essência natural das coisas, como fauna, flora, e outras coisas exóticas. O Realismo afim de mostrar a realidade por trás das coisas. O barroco já é de cunho religioso e assim em diante. Mas tbm há outras caracteristicas estilísticas como :
· Marcas da estrutura narrativa – espaço, tempo, ação
· Rigor formal (versos decassilábicos ou alexandrinos – 12 sílabas métricas – e quadras ou quintilhas com rima e métrica definidas) – parnasianismo
· Vocabulário preciso, concreto, prático → linguagem corrente
· Predomínio da coordenação
· Conjugação perifrástica (“Ia passando”; hei-de ver”)
· Modernidade da linguagem:
· Tom coloquial
· Adjectivação (dupla, tripla,...)
· Anteposição ** adjectivo ao substantivo (primeiro realça-se a característica e dps o objecto) - impressionismo
· Expressividade ** advérbio de modo
· Verbos (utilização, por exemplo, ** p. perfeito – característica ** momento narrativo – e ** p. imperfeito – característica ** momento descritivo)
· Diminutivos
· A estrutura deambulatória que configura uma poesia itenerante: a exploração ** espaço é feita através de sucessivas deambulações, numa perspectiva de câmara de filmar, em que se vão fixando vários planos (ex: «Cristalizações», em que se configuram vários planos, e «O Sentimento dum Ocidental», em que há um fechamento cada vez maior dos cenários apreendidos pelo olhar). É uma espécie de olhar itinerante e fragmentário, que reflecte o passeio obsessivo pela cidade (e também no campo em alguns poemas); uma poesia transeunte, errante. Exemplos mais significativos são os poemas «Num Bairro Moderno», «O Sentimento dum Ocidental», que definem a relação ** poeta com a cidade.
· O olhar selectivo: a descrição/evocação ** espaço é filtrada por um juízo de valor transfigurador, profundamente sinestésico (ex: «Num Bairro Moderno»).
· O poeta é como um espelho em que vem repercutir-se a diversidade ** mundo citadino.
· O contraste luz/sombra: jogo lúdico de luz em que as imagens poéticas se configuram em cintilações, descobrindo, presentificação e recriando a realidade (ex: «O Sentimento dum Ocidental»). Tanto pode ser a luz ** dia como a luz artificial, como a luz metafórica que emana da visão da mulher. A incidência da luz é uma forma de valorizar os objectos, entendendo-se a luz como princípio de vida.
· Automatismo psíquico: associações desconexas de ideias, visível nas frases curtas, na sequência de orações coordenadas assindéticas, que sugerem uma acumulação, uma concatenação aleatória de ideias (ex: «Contrariedades», «O Sentimento dum Ocidental).
· Adjectivação particularmente abundante e expressiva, com dupla e tripla adjectivação, ao serviço de um impressionismo.